Autor de “Feira de Mangaio” Sivuca será homenageado nesta terça-feira (30) em um conserto no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, quando acontece mais uma edição do Projeto Música no Teatro.
A apresentação é do professor e violinista Fabrício Ferreira que tem como convidado Erivelton Nóbrega. O show acontece na Sala Paulo Pontes, às 19h30, e a entrada é gratuita.
A série de concertos didáticos que exaltam a cultura nordestina foi idealizada pelo coordenador de música do teatro municipal Fabrício Ferreira, os homenageados foram Dominguinhos com a participação de Roninho do Acordeon, Luís Gonzaga com João Batista como convidado, e agora a série chega ao fim tendo como homenageado Sivuca com a participação de Erivelton Nóbrega (Vevel).
Sivuca ficou conhecido como compositor e acordeonista (sanfoneiro). Contribuiu para o enriquecimento da música brasileira e recebeu reconhecimento internacional por seus trabalhos que incluem choros, frevos, forrós e outros ritmos.
Severino Dias de Oliveira nasceu em uma família de sapateiros e agricultores em Itabaiana, pequeno município da Paraíba. Começou a tocar sanfona aos nove anos de idade, em feiras e festas populares. Aos 15, mudou-se para Recife, onde trabalhou na Rádio Clube de Pernambuco e recebeu o apelido de Sivuca.
Sivuca foi casado com a compositora Gloria Gadelha, com quem desenvolveu um vasto trabalho, com destaque para o forró “Feira de Mangaio”. Outras parcerias bem-sucedidas foram “João e Maria”, com Chico Buarque e “No Tempo dos Quintais” e “Cabelo de Milho”, ambas com Paulo Tapajós. Após lutar contra um câncer na laringe, Sivuca morreu aos 76 anos.
SL
PB Agora