Categorias: Cultura

Terraço panorâmico é palco do projeto 5ª com Jazz

PUBLICIDADE

 Nesta quinta-feira (7), 18h, o Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, será palco de mais um encontro de músicos no projeto 5ª com Jazz, que acontece há dois anos na Estação e vem a cada edição atraindo mais público.

Para puxar a noite de improvisos, estão confirmadas as presenças de Dennis Bulhões (bateria e percussão), Uaná Barreto (teclado) e Rudá Barreto (guitarra), que formam uma banda base para acompanhar os improvisadores.

O projeto 5ª com Jazz é uma jam session que surgiu com o objetivo de promover a interação dos músicos por meio do improviso. Para participar, basta levar o instrumento e se dispor a tocar. Depois de algumas edições, o local passou a ser um novo ponto de encontro dos músicos profissionais e amadores, que se reúnem para tocar livremente e trocar ideias.

O chefe de Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco, o saxofonista Rivaldo Dias, disse que o projeto é um espaço democrático e livre para a improvisação. “A ideia é que o visitante traga seu instrumento e se disponha a tocar junto com a banda base, sem ensaio prévio, só no improviso”, comentou.

O projeto acabou atraindo também apreciadores de boa música, que se deliciam com o ritmo que embalou os clubes americanos no início do século passado e que é referência de música de qualidade até hoje.

Jam Session – Em música popular, como o jazz, jam significa tocar sem saber o que vem à frente, de improvisação. Nos clubes de jazz é comum que após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio. Essa prática também é conhecida no Brasil como “dar uma canja”. A origem do termo é controversa. Pode vir do inglês jam que significa geléia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Alguns também acreditam que vem das inicias da expressão Jazz after midnight – Jazz depois da meia-noite, pois a maior parte destas sessões acontece bem tarde, quando o público pagante já se retirou.

 

Com a popularização do termo e o aumento da proficiência dos músicos, o termo passou a ser usado também em outros gêneros musicais em que a improvisação é usada, como o rock e o choro. Jam-sessions podem ser organizadas por clubes como eventos especiais para atrair público, mas geralmente ocorrem sem nenhuma preparação prévia. Também durante o processo de composição, muitas bandas costumam utilizar jam-sessions como forma de estimular a criatividade e criar material novo ou para conseguir gravações com interpretações naturais.

 

Serviço:

Projeto 5ª com Jazz

Quinta-feira (7)

Local: Terraço panorâmico da Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes – Av.: João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco

Fone: (83) 3214. 8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Fanpage: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

Twitter: @estacaocb

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024