O jornalista, sociólogo, escritor e diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, recebeu uma homenagem do cordelista Robson Jampa, integrante da Academia do Cordel do Vale do Paraíba. A trajetória de vida do gestor foi transformada na literatura de cordel intitulada ‘A história de Marcus Alves’, lançada no mês de julho, em João Pessoa.
“Recebi, com muita alegria, essa homenagem que Robson Jampa faz por meio de cordel. De algum modo, ele contou toda uma história da minha vida pessoal, política, acadêmica. Eu acho que isso mostra o carinho que muitos artistas, produtores e profissionais da cultura têm com o nosso trabalho, um trabalho que reorientou a Funjope e a política de cultura de João Pessoa”, observa Marcus Alves.
Ele ressalta que a cultura da cidade está vivendo um momento muito feliz. “E eu acho que esse cordel representa isso, o reconhecimento desse trabalho que eu dedico a toda a nossa equipe da Funjope. Juntos, temos feito muita coisa e ainda temos muito a fazer pela cultura da cidade de João Pessoa. Fico extremamente agradecido ao Robson Jampa e a todos os cordelistas que têm feito esse trabalho da literatura popular de cordel na cidade de João Pessoa”, acrescenta.
Para o cordelista Robson Jampa, Marcus Alves tem sido um gestor de cultura muito atento a toda a classe artística, desde o pessoal da cultura popular, envolvendo ciranda, cavalo marinho, boi de reis, até o audiovisual e também a cultura urbana.
“No que diz respeito ao cordel, do qual eu faço parte, ele tem sido um grande apoiador e incentivador do nosso trabalho artístico, abrindo espaço para que nós possamos expor o nosso trabalho, e ajudando a nos inserir nas atividades da cidade, de forma séria, com muito respeito e zelo pela nossa cultura popular da literatura de cordel, que é genuinamente paraibana”, justifica.
O cordelista também comenta de onde veio a inspiração para escrever o cordel. “O motivo maior para essa singela homenagem ao professor Marcus Alves é o fato de ele ser uma pessoa muito querida, muito atenta ao meio artístico e aos anseios de nós artistas e pessoas da cultura. Um gesto desse, de homenagem, é uma forma de agradecimento pelo empenho pessoal dele para com a arte como um todo”, considera Robson Jampa.
Confira um trecho do cordel:
“Sempre estudioso
UFPB ele fez,
Marcus Alves é grande
A arte tem sua vez,
Seu talento é notório
com amor, arte e altivez,
Marcus Alves segue então
com seu talento a brilhar,
Escritor, jornalista
sociólogo exemplar,
Sua vida é um cordel
que no coração vai ficar”.
PB Agora
A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…
A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado…
Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…
A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…