Três alunos da Rede Municipal de João Pessoa foram aprovados para fazer parte da maior escola de balé no Brasil, a Escola do Teatro Bolshoi. O resultado foi anunciado na noite deste sábado (19), após uma série de avaliações médicas e artísticas na Seletiva Nacional, realizada em Joinville-SC, que contou com candidatos de vários estados do Brasil.
Os estudantes selecionados foram Gabriel Fabrício Florêncio da Silva, da Escola Educador Francisco Pereira da Nóbrega; George Nascimento de Castro, da Escola Professora Ana Cristina Rolim Machado; e Joaquim da Silva Pereira, que estuda na unidade de ensino Professora Antônia do Socorro Silva Machado.
“A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vem incentivado essas crianças a participaram do Bolshoi e os resultados estão sendo colhidos. É uma honra e uma alegria termos mais três crianças classificadas para a escola. Esse ano tivemos uma concorrência muito grande de 77 alunos por vaga”, destacou a secretária-executiva de Educação, Luciana Dias.
Em 2025, os três aprovados nesta seletiva vão se juntar a outras 14 crianças e adolescentes de João Pessoa que já fazem parte da Escola do Teatro Bolshoi e que vão poder realizar o sonho de seguir carreira como bailarino profissional.
Além dos aprovados, outras 20 crianças que estudam na Rede Municipal foram até Santa Catarina participar da Seletiva Nacional. Elas viajaram acompanhadas de uma equipe da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, especificamente da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise).
Os alunos selecionados vão estudar em Joinville, onde terão suporte e custeio da Prefeitura de João Pessoa com escola pedagógica, segunda língua, uma residência, acompanhamento dos professores, alimentação e assistência em saúde, incluindo médico, odontologia e fisioterapia.
A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002 e foi retomada em 2021. Atualmente, 14 alunos da Rede Municipal estão estudando na tradicional escola.
PB Agora