“Tropa de Elite 2” foi o grande vencedor do 6º Prêmio Contigo de Cinema, que aconteceu na noite desta segunda-feira (12), no Teatro Tom Jobim, na zona sul do Rio de Janeiro.
O longa venceu nas categorias melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro, melhor fotografia e ainda teve Wagner Moura premiado como melhor ator, este último, na opinião do júri popular.
Wagner não compareceu à premiação e Maria Ribeiro, sua colega de cena, subiu ao palco para receber o troféu. Ela dedicou ao marido, Caio Blat, que venceu Wagner na opinião do júri especializado no quesito melhor ator. “O prêmio é do Wagner, mas eu dedico ao meu marido”, afirmou a atriz, arrancando gargalhada das plateia.
Deborah Secco foi eleita melhor atriz tanto pelo júri especializado quanto pelo júri popular, por protagonizar o longa “Bruna Surfistinha”. Assim como Maria Ribeiro, ela também dedicou o prêmio ao marido, o jogador de futebol Roger Flores. “Quero agradecer ao meu marido, que suportou a minha ausência durante as filmagens”.
José Wilker foi o homenageado da noite com o prêmio MGM My Favorite. “Eu devia ter preparado um discurso e não preparei. Achei que ia saber o que dizer, porque este momento tem acontecido com alguma frequência. Não há como fugir do clichê. Cinema, no clichê e de verdade, é feito por muita gente. Eu gosto de gente, e porque eu amo as pessoas, eu faço cinema”.
Nas categorias melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, além da votação pelo júri especializado, também houve votação popular.
Conheça a lista completa de vencedores:
Melhor Filme
Júri especializado: “Tropa de Elite 2”
Júri popular: “Bruna Surfistinha”
Melhor Atriz
Júri especializado e júri popular: Deborah Secco (“Bruna Surfistinha”)
Melhor Ator
Júri especializado: Caio Blat (“Bróder”)
Júri popular: Wagner Moura (“Tropa de Elite 2”)
Melhor Atriz Coadjuvante
Júri especializado: Cássia Kis Magro (“Bróder”)
Júri popular: Tainá Muller (“As Mães de Chico Xavier”)
Melhor Ator Coadjuvante
Júri especializado: Irandhir Santos (“Tropa de Elite 2”)
Júri popular: Matheus Nachtergaele (“O Bem Amado”)
Melhor Diretor
José Padilha (“Tropa de Elite 2”)
Melhor Roteiro
José Padilha e Bráulio Montovani (“Tropa de Elite 2”)
Melhor Fotografia
Lula Carvalho (“Tropa de Elite 2”)
Melhor Figurino
Claudia Kopke (“O Bem Amado”)
Melhor Trilha Sonora
Guto Graça Mello e MV Bill (“5X Favela, Agora por nós Mesmos”)
Melhor Documentário
“Dzi Croquettes”
Melhor Diretor de Documentário
Rodrigo Siqueira (“Terra Deu, Terra Come”)
Prêmio MGM My Favorite
José Wilker
Uol