Universidade Federal Rural de Pernambuco concede Láurea de Mérito Cultural a poeta paraibano Joselito Nunes

PUBLICIDADE

Advogado, escritor, poeta e cordelista.  A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aprovou a concessão da Láurea de Mérito Cultural da UFRPE ao escritor e poeta Joselito Nunes. Zelito Nunes como é conhecido, é paraibano, mas recebeu o título de Cidadão Pernambucano concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Na propositura, assinada pela reitora Maria José de Sena, a UFRPE considera o talento poético de Joselito Nunes, com uma atuação que transcende os limites literários, sem fugir do lirismo e do preciosismo no manejo da métrica e da rima e por seu admirável repertório composto por poesia, “causos” do interior, que enriquecem a cultura popular existente no sertão nordestino, disseminada em diversos canais de divulgação através dos livros, e mídias sociais.

A homenagem ao poeta e escritor foi aprovada pelos Conselhos Superiores da UFRPE, para receber a Láurea do Mérito Cultural, instituída por meio da Resolução 545/2024 dos Conselhos Superiores da Universidade.

Esta concessão, conforme justificativa da Universidade, consiste em homenagear pessoas físicas que se distinguem por sua atuação no campo das artes e da cultura, como reconhecimento de sua produção artística ou literária, contribuindo para o desenvolvimento da Educação e do Estado de Pernambuco.

“Portanto a UFRPE reconhece que a sua história de música e poesia agrega valor imortal à cultura nordestina” diz o comunicado.

A solenidade de entrega do Diploma da Láurea do Mérito Cultural será realizada às 18h do dia 12 de novembro de 2024, no Salão Nobre da instituição, em reunião conjunta dos Conselhos Superiores.

Paraibano da cidade de Monteiro, na região do Cariri paraibano, Zelito Nunes reside no Recife desde 1969. Ele é autor de obras que retratam a vida e a alma do nordestino, especialmente do matuto e dos cantadores de viola. Entre seus livros estão “Sertão do Beiradeiro – Registro Antes que Acabe” e “Pinto Velho de Monteiro”.

O trabalho mais recente, intitulado “No Sertão Onde Eu Vivia”, traz uma coletânea de histórias de figuras do Interior de Pernambuco e da Paraíba.

 

Severino Lopes

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024