A Paraíba o tempo todo  |

Virgens de Tambaú prometem novidades

As esperadas Virgens de Tambaú, bloco mais irreverente e criativo do Folia de Rua aquece desde já as turbinas – com muito glamour – para invadir a avenida com sua alegria peculiar, no próximo domingo, dia 7 de fevereiro. Segundo Euclides Menezes, presidente da agremiação, visando obedecer os horários acordados pela Semam para os desfiles da prévias carnavalesca, as Virgens se concentram a partir das 16 horas na Avenida Epitácio Pessoa, em frente a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Miramar.

A saída do primeiro trio, puxado pela Rainha do bloco, Renata Arruda, está marcada para 19 horas. A previsão é que o último trio esteja dispersando na orla de Tambaú às 2 horas da manhã. O Estandarte 2010 das famosas Virgens, confeccionado pelo plástico Zeba Yra fará uma homenagem à diversidade musical na folia, diante do mix de gêneros musicais que marcarão presença neste ano na avenida.

 

Mas não só de brilho vivem as Virgens. Para esta 23ª edição do desfile, o bloco passou por algumas dificuldades de captação de recursos junto a iniciativa privada. “Alegando época de crise, vários de nossos tradicionais patrocinadores, que nos apoiavam todo ano, falharam desta vez”, lamenta Euclides que, apesar de tudo, comemora o sucesso das Virgens, afirmando que “a magnitude com que as Virgens desfilarão neste ano na avenida não seria possível sem o apoio que recebemos dos Governos Municipal e Estadual. O apoio de Ricardo Coutinho e José Maranhão foi definitivo para a realização das Virgens”.

 

E, de fato, a organização caprichou. O bloco terá uma super estrutura de oito trios elétricos além de dois camarotes móveis para convidados. No primeiro trio, encabeçando o cast de estrelas que puxam a multidão, quem faz a festa é Renata Arruda, Rainha das Virgens em 2010. Na seqüência, animam o bloco, Lis, Jairo Madruga, Capim Cubano, Gracinha Teles, Raiany e Zoar Elétrico, Burguesinha Elétrica e, por fim, a banda Bereguedê, que vai embalar a folia em clima de aniversário de 30 anos do Jornal Moçada que Agita, de Anchieta Maia. A outra novidade, em relação às atrações das Virgens é que a banda Capim Cubano – que puxará o quarto trio do bloco – vai estar gravando novo DVD na avenida. “Todas as imagens externas do Capim serão captadas no trio elétrico, durante o percurso do trio. No Brasil, o DVD será lançado em maio e, em julho, a banda lança o projeto no verão europeu”, explica Euclides.

Uma outra novidade que promete abrilhantar ainda mais o desfile das Virgens é o recuo dos camarotes móveis. Como acontece nas escolas de samba cariocas e paulistas, os trios sem banda, de onde convidados apreciam o desfile, terão atenção especial. “Nos anos anteriores, algumas pessoas reclamaram que só viam dois trios, o primeiro e o último. Desta vez implantamos esta novidade. Quase no fim da Epitácio Pessoa, na altura do Posto Elo, antes do Tambaú Flat, os camarotes vão se ajeitar ‘de ladinho’, para conferir a passagem dos trios”, brinca Euclides Menezes, presidente do bloco, contente com o sucesso das Virgens de Tambaú.

 

No quesito segurança para pular o carnaval com tranqüilidade, as Virgens não precisarão se “descabelar”, assegurou Euclides. A infra estrutura do bloco garantiu um corpo de segurança privada com apoio de mais 700 homens da Polícia Militar e ainda reforços da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e STTrans, comandando o tráfego nas vias que circundam à folia. Na questão do acesso ao bloco, Euclides faz um apelo aos foliões. “Estamos solicitando que as pessoas façam uso de táxis ou ônibus, para amenizar o transito. Outra dica relativa a segurança é evitar levar para a rua garrafas de vidro, dando preferência a garrafas plásticas ou squeezers para levar a bebida”, orienta Euclides, que lembra ainda que nos camarotes móveis haverá venda de gelo.

 

Um detalhe que promete fazer do 23º desfile das Virgens de Tambaú um verdadeiro “bapho”, como se costuma dizer no dialeto da diversidade, é a participação de mais de seis tipos de pequenas virgens de vários bairros da zona sul e norte da cidade, que congregam centenas de pessoas para se reunir á grande massa das Virgens. Euclides esclarece que “são blocos ainda não formados oficialmente, mas que existem nos bairros e chegam para somar na avenida, como é o caso das ‘Mimadas do Altiplano’, que sempre se unem às Virgens”. Em 2010, segundo a direção do bloco, o público estimado para as Virgens de Tambaú é de meio milhão de pessoas.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe