Categorias: Cultura

Winterbottom espanta plateia com cenas de surra e sadomasoquismo

PUBLICIDADE

Em um festival até então morno, o cineasta inglês Michael Winterbottom causou polêmica com a exibição, ontem, de “The Killer Inside Me” (o assassino em mim), que compete pelo Urso de Ouro.

Baseado no livro homônimo, de Jim Thompson, publicado em 1952, o filme conta a história de Lou Ford (Casey Affleck), um psicopata que comete assassinatos em série –e, na maior parte dos casos, contra as pessoas mais próximas a ele.

As duas mulheres com quem o personagem se envolve, interpretadas por Jessica Alba e Kate Hudson, protagonizam cenas de surra e sexo sadomasoquista e aceitam a personalidade do assassino.

Acusado de estimular a violência, especialmente contra as mulheres, Winterbottom afirmou, em coletiva após o filme, que “jamais faria um filme que incitasse a violência”. “Promover a violência seria entreter mostrando um assassinato, e muitos filmes fazem isso. Não acho que o meu faça.”

“É claro que há violência, contra homens e mulheres. O importante é que seja feia. Ninguém vai achar que Lou é um modelo a ser seguido ou que bater nas mulheres faz dele um herói. Ele é um personagem fraco, autodestrutivo, que na verdade só quer morrer.”

Sobre o fato de algumas pessoas terem saído do cinema durante a exibição, o diretor afirmou que “era para ser muito chocante mesmo”. “O ponto é que é algo muito repulsivo, mas as pessoas fazem isso o tempo todo na vida real. O mundo do personagem é muito exagerado, mas é uma versão do que as pessoas fazer.”

Exibido no festival de Sundance, em janeiro, o longa já havia causado controvérsia nos EUA. Chegou a sair na imprensa que Jessica Alba, revoltada com as cenas de ódio às mulheres, teria ido embora durante a sessão de estreia.

Winterbottom negou a história. Segundo o produtor que acompanhou o diretor na coletiva, “ela já tinha visto e tem muito orgulho do filme”. “Ela nem chegou a entrar na sessão. Foi embora logo porque precisava voar para Los Angeles.”

Fato é que nenhum dos atores compareceu para a promoção de “The Killer Inside Me” em Berlim. Winterbottom lamentou as ausências, sem dar maiores explicações. “É muito decepcionante, especialmente por Casey [Affleck]. Parte do prazer de fazer um filme independente é vir a um festival como esse divulgá-lo.”

Folha Online

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Procon-JP realiza pesquisa de preços de produtos mais procurados durante a Black Friday

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa realizou pesquisa de…

15 de novembro de 2024

Prefeitura de João Pessoa divulga regras para utilização comercial de letreiro no Busto de Tamandaré

Após denúncias de que a ação de fotógrafos estava impedindo turistas e a população da…

15 de novembro de 2024

Felipe Leitão revela que ‘Adriano’s’ comandarão Poder Legislativo de Bayeux pelos próximos quatros anos

O deputado estadual Felipe Leitão revelou que as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal…

15 de novembro de 2024

Eduardo Carneiro propõe política de apoio a gestantes e puérperas com câncer

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de…

15 de novembro de 2024

Paraíba vai intensificar fiscalização contra transporte turístico ilegal no litoral

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…

15 de novembro de 2024

Atualização Cadastral do Cartão Alimentação segue em mais seis municípios; saiba quais

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), continua…

15 de novembro de 2024