A Paraíba o tempo todo  |

Dia das Mães: especialistas comentam previsão de vendas e dão dicas

O mês de maio chegou e com ele uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. O Dia das Mães perde apenas para Natal e Black Friday. O domingo, 9 de Maio, pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, mesmo com a pandemia do COVID-19. Mas, afinal, o que fazer para vender no Dia das Mães? Os especialistas consultados o presidente da Fecomércio Marconi Medeiros e a estrategista em Vendas Yasmin Melo comentam previsão de vendas e dão dicas para aumentar a comercialização dos produtos online.

“A estimativa é que haja elevação em torno de 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Acreditamos que os itens mais procurados deverão ser vestuário e calçados femininos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis”, revela Marconi Medeiros, destacando que esse percentual é abaixo da expectativa nacional, que ficou em 47% segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Yasmin Melo avalia que lojistas ainda cometem dois grandes erros. “O primeiro é que todo mundo está vendendo o mesmo e da mesma forma. Um excesso de gatilhos que abusa da paciência do consumidor. E o segundo são as empresas que ainda não estão na internet. São como uma lojinha aberta no meio do deserto”, disse. O segundo caso é mais fácil de resolver. A própria internet tem uma série de cursos, ferramentas e tutorais para seu negócio tornar-se online.

Dicas para vender mais online:
1ª Entenda o perfil do consumidor
O dia é das mães, mas quem escolhe o presente, na maioria das vezes, não é ela. Então, algumas lojas, como perfumarias e lojas de departamentos (principalmente aquelas que apostam em eletrodomésticos), podem receber visitas, pois os filhos buscam um produto apontado. Entretanto, a experiência de compra é do filho.

Para fortalecer a experiência de compra nessa data tão importante do calendário do e-commerce 2021, questione-se mais sobre o perfil do filho. O que ele busca? Qual é o seu desejo com o presente que ele entrega para a mãe? Estes são dois aspectos diferentes que precisam ser trabalhados nesse caso:

O que o filho deseja que a mãe sinta ao ser presenteada, abrangendo os efeitos do produto ou serviço para ela — pode ser mais praticidade no dia a dia, um toque de estilo ou mesmo uma experiência inesquecível; O que o filho, enquanto consumidor, espera com a compra — por exemplo: preço mais baixo, possibilidade de parcelar a compra, frete grátis, entrega com data agendada ou até algum detalhe, como a possibilidade de enviar um cartão de Dia das Mães personalizado junto da encomenda.

2ª Crie campanhas relevantes
A maioria das divulgações de Dia das Mães fica no mesmo lugar, sem se destacar da concorrência. Alguns exemplos de campanhas de Dia das Mães de sucesso são:
• Bilhetinhos, da Cacau Show, de 2017;
• Viva a beleza de todas as mães do Brasil, da Natura, de 2018;
• No Dia das Mães, viva a magia de voltar para o colo da sua mãe, O Boticário, de 2018;
• Ai Jesus, da Vivo, de 2018.
Na hora de montar a campanha, é importante pensar em como ela será relevante para o público. Você pode vender eletrônicos e produtos de informática, que ainda será fundamental pensar nas possibilidades de emocionar esse público e remeter aos sentimentos da relação entre mãe e filho, sem deixar a marca de lado para isso — pelo contrário, criando um contexto que liga tudo.

3ª Crie kits especiais para o Dia das Mães
Faça uma avaliação do seu estoque e use a criatividade para criar kits exclusivos para a data. É uma maneira de oferecer um produto diferenciado e agregar valor à sua mercadoria. Se possível, ofereça embalagens de presentes personalizadas para o dia das mães — com essa opção, o cliente poderá montar seu próprio kit com os itens que preferir.

4ª Faça um layout personalizado
Assim como as lojas físicas enfeitam suas vitrines com uma decoração temática no dia das mães, seu e-commerce também deve entrar no clima. Além de colocar imagens que remetam à data, você pode reorganizar a categorização dos produtos. Uma opção é destacar alguns itens criando uma categoria “Dia das mães” ou uma tag “presentes”, por exemplo. Você também pode fazer com que alguns produtos apareçam em destaque na home e nas sugestões de busca. Quanto mais facilidade o cliente tiver para localizar os produtos relevantes para a data, mais chances de converter a venda.

5ª Invista em promoções
Existem vários tipos de promoções que podem ser utilizados nessa data: cupom de desconto, frete grátis, preços especiais, entre outros. É importante estipular uma data limite, para estimular o senso de urgência no cliente. Uma opção bem interessante é criar ações interativas. Por exemplo, você pode criar um Concurso Cultural em que os clientes mandem fotos com as mães para o Facebook da loja virtual. A mais curtida ganha um prêmio especial.

Além de aumentar as vendas, você estimula a interação com o cliente nas redes sociais e ajuda a melhorar a reputação da sua loja virtual. Outra ideia é aproveitar a opção de pagamento do PIX para ofertar descontos! Ofereça de 5 a 10% e economize, além de criar gatilho mental para o seu cliente fechar a compra, nas taxas de cartões de crédito. Muitas marcas estão aproveitando a ideia e garantimos que é uma maneira muito simples e eficaz de alavancar seu faturamento!

6ª Divulgue!
Planeje-se com antecedência para criar uma boa estratégia de marketing digital para a data. Utilize o e-mail marketing, as mídias sociais, o Google Adwords e todos os canais usados pela empresa para realizar a divulgação. É importante definir uma meta de faturamento e direcionar as estratégias de marketing para alcançar esse resultado.

7ª Use o e-mail marketing
A estratégia de e-mail marketing é uma forma de aquecer os leads sobre as ações que sua loja virtual está desenvolvendo para o Dia das Mães. Pode ser para divulgar as ofertas e promoções para a data, bem como para convidar o público a participar de alguma campanha institucional.

O importante é planejar com antecedência, para agregar valor ao produto. Como nas campanhas de sucesso que apresentamos aqui, use a criatividade e pense em quantos passos precisam ser dados para que o público se sinta inserido, criando uma sequência de e-mails em tempo hábil para que os destinatários façam suas compras.

8ª divulgue ofertas nas redes sociais
É preciso saber como divulgar produtos em redes sociais, mas, em campanhas sazonais, como a do Dia das Mães, você deve observar alguns detalhes. Direcione uma verba para anúncios pagos, planeje a campanha com antecedência, segmente seu público e determine objetivos claros para serem alcançados nessa data.

Você pode fazer um levantamento dos produtos mais vendidos durante o Dia das Mães do ano anterior e focar as divulgações nos 5 a 10 produtos mais buscados pelo público. Aproveite as redes sociais com um direcionamento mais visual, como o Instagram, para chamar seu público para a loja virtual. No YouTube, aposte na produção de tutoriais e de vídeos de demonstração do produto.

9ª Disponibilize frete grátis
Se você, normalmente, faz pesquisas no pós-venda para e-commerce, pode incluir perguntas relacionadas ao frete para o seu público. Dependendo do tíquete de compra, é possível embutir o valor da entrega no próprio pagamento. No entanto, essa é uma estratégia que pode ser feita também para aumentar o tíquete médio por venda. Imagine que as compras no seu e-commerce, normalmente, têm um tíquete de R$ 70. Então, você pode oferecer o frete grátis para compras acima de R$ 90, incentivando seu consumidor a comprar mais algum item para ganhar a entrega.

Redação

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe