Na Paraíba, 77% dos donos de pequenos negócios afirmaram que usam as redes sociais, a exemplo de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, para realizar vendas. Em comparação às demais unidades da federação do país, o estado ficou em terceiro lugar entre os que mais utilizam estas ferramentas para vender produtos e serviços.
Além disso, 76% dos empreendedores do estado pretendem fazer algum tipo de investimento em 2021. Os dados foram extraídos da pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feita pelo Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que está em sua 9ª edição.
O estudo revelou, também, que as redes sociais mais usadas para vendas entre os empreendedores da Paraíba são WhatsApp (86%), Instagram (59%), Facebook (36%) e site próprio (14%). Além disso, conforme apontou a pesquisa, as ferramentas digitais mais utilizadas pelos donos de pequenos negócios são WhatsApp for Business (52%), Google Meu Negócio (36%), Programa (software ou aplicativo) de gestão (33%) e propagandas pagas no Google, Facebook ou Instagram (31%).
Outro ponto avaliado pelo levantamento foi em relação à intenção dos empreendedores no tocante aos investimentos para 2021. Para 19% dos ouvidos pela pesquisa, o investimento será feito na divulgação do negócio, enquanto 14% afirmaram que pretendem ampliar o mix de produtos e serviços neste ano.
Por sua vez, modernizar o negócio (13%) e ampliar a capacidade produtiva ou de atendimento (13%) são, também, as pretensões de investimento para os empreendedores paraibanos. No entanto, 20% dos respondentes afirmaram não ter condições de fazer algum tipo de investimento em 2021, enquanto 3% disseram preferir guardar recursos para uma emergência.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, a digitalização das atividades foi intensa em 2020, devido à pandemia do coronavírus. Desta forma, atividades tais como comércio, serviços, educação e lazer passaram a depender de algum tipo de tecnologia para seguirem funcionando.
“Nos pequenos negócios, várias inovações foram impulsionadas pela pandemia, principalmente aquelas envolvendo melhorias das condições do isolamento social, a exemplo de deliveries, home office, reformas residenciais, etc. Na Paraíba, não foi diferente. Muitos negócios migraram para o mercado online, consolidando de vez o e-commerce e colocando em prática os conceitos ligados à experiência do cliente, muito valorizada na atualidade. Ficou evidente que, para se manter no mercado, mesmo distante fisicamente, as empresas precisam proporcionar ao cliente a melhor experiência possível, e isso implica na maior interação entre o físico e o digital”, avaliou.
Brasil
No país, o levantamento confirmou um comportamento dos empresários no sentido de implementar inovações em seus negócios como forma de driblar os obstáculos impostos pela pandemia. A pesquisa apontou um aumento (de 67% para 70%) na proporção de empresas que vendem utilizando internet (apps, Instagram, WhatsApp, etc). De acordo com os entrevistados, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada (84%), seguida pelo Instagram (54%) e Facebook (51%).
Além disso, o estudo mostrou que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, a maioria dos empresários (63%) continua otimista e pretende realizar investimentos neste ano. Os aspectos prioritários onde os empreendedores pretendem aplicar seus recursos são: divulgação (13%), modernização de produtos e processos (13%), ampliação do atendimento ou capacidade produtiva (9%), além de ampliação do mix de produtos/serviços (9%), entre outros.
Redação com Sebrae
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…