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98,7% das empresas abertas na Paraíba em 2021 são pequenos negócios

Levantamento realizado pelo Sebrae também revela crescimento de 44% no registro de novos negócios entre 2020 e 2021

 

Reafirmando a sua importância para o cenário econômico e social da Paraíba, as categorias que fazem parte do universo dos pequenos negócios foram as principais responsáveis pela abertura de novas empresas no estado durante o ano de 2021. É o que demonstra levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, que identificou a abertura de 48.285 novas empresas no estado no ano passado, sendo 98,7% delas classificadas como pequenos negócios.

Ainda conforme os dados do levantamento, dos 47.699 novos pequenos negócios formalizados na Paraíba em 2021, a maior parte deles, 39.977, são microempreendedores individuais (MEI). Já as microempresas (ME) somaram 6.777 novos negócios no estado no ano passado, enquanto as empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis pela formalização de 945 novos negócios ao longo de 2021.

Considerando a classificação desses novos negócios por atividade econômica, os dados divulgados pelo Sebrae também revelam que o setor de serviços foi o mais procurado pelos novos empreendedores, respondendo por 49% das empresas abertas no ano passado. O comércio, por sua vez, foi a atividade escolhida por 34% dos empresários, seguido pela indústria, que corresponde a 16,5% das novas empresas formalizadas em 2021.

Comparativo – Considerando o número de novos pequenos negócios abertos em 2021 na Paraíba, o levantamento realizado pelo Sebrae também aponta um crescimento de 44% em relação ao ano de 2020, quando foram abertos no estado 33.201 novas empresas, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os números do levantamento demonstram o reaquecimento do mercado. “Mesmo tendo 2021 ainda como um ano que passou por muitas incertezas no grande cenário econômico nacional, a economia paraibana deu vários sinais positivos de recuperação, seja com um estoque de emprego dentro de uma projeção mais realista, ou com esse volume bem expressivo de novos negócios sendo puxado pelas micro e pequenas empresas”, explicou.

Ainda conforme a gerente, a confiança dos empreendedores no avanço da campanha de imunização contra a Covid-19 também tem contribuído para a melhoria do cenário. “Os empreendedores seguem confiantes, com uma rápida flexibilização na maioria dos segmentos, e atentos aos movimentos de mercado. Além disso, as facilidades que a desburocratização do ambiente de negócios nos municípios proporciona, com o avanço da legislação para agilização ou dispensa das licenças e alvarás, também merecem destaque. Já do ponto de vista de mercado e consumo, pudemos ver um ano com mais empreendedores apostando ou se reinventando no digital, com ideias de negócios antes só vistas em grandes centros, que ganharam força com a consolidação do home office”, acrescentou Ivani Costa.

 

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