Apesar de responderam por apenas 34,2% dos empreendedores de micro e pequenos negócios da Paraíba, as mulheres vem crescendo nessa participação do mercado é o que aponta os dados mais recentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).
Segundo esse levantamento, há 252.248 negócios, entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas, no estado. Com base nisso, em torno de 86 mil são geridos por mulheres. Contudo, é possível que o número de negócios liderados por homens ou mulheres seja similar. A diferença segundo a analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, é a informalidade dos empreendimentos femininos.
Conforme a pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 26% das participantes iniciaram seu negócio atual durante a pandemia, justamente por causa do desemprego e da falta de renda gerada pelo momento. “As mulheres começaram a experimentar ter um negócio informal, trabalhando com alimentação e artesanato, por exemplo. Outro setor que elas dominam é a venda de confecções”, disse Renata Câmara, ao destacar ainda que outro fato que impulsiona o empreendedorismo é a facilidade de ter uma loja virtual. Segundo o Instituto Rede Mulher Empreendedora, nove em cada 10 empreendedoras utilizam aplicativos de mensagens para o negócio, principalmente para divulgar produtos e atender clientes.
Da Redação