Categorias: Economia

Açude Epitácio Pessoa ainda está abaixo da capacidade

PUBLICIDADE

Chove em toda PB, mas açude Epitácio Pessoa em Boqueirão ainda está abaixo da capacidade

Nas últimas 72h a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), registrou chuvas em toda a Paraíba. Em João Pessoa por exemplo, choveu cerca de 110 mm entre a sexta-feira (26) e a manhã desta segunda-feira (29), quase metade dos 259 mm que foram registrados durante todo o mês de abril. Em vários municípios do Estado continua chovendo. Campina Grande por exemplo, na Serra da Borborema, amanheceu chovendo nesta terça-feira.

 Só que por enquanto, a chuva que cai na Paraíba ainda não tem levado água para o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Os dois rios que desaguam no manancial, o rio Taperoá e o rio Paraíba, continuam seco. Boqueirão, segundo último levantamento do Dnocs, amanheceu hoje com 213,416,710 milhões de metros cúbicos, o que representa 51,8% de sua capacidade que é de 411,686,287 milhões de metros cúbicos. A perspectiva é que nos próximos dias, caso a chuva continue, o açude ganhe um novo aporte hídrico, evitando assim, o risco de colapso no sistema de abastecimento. 

Construído há mais de 50 anos pelo Dnocs para matar a sede das populações de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, poderá ganhar um novo aporte hídrico nas próximas horas.
De acordo com o engenheiro da AESA Isnaldo Cândido Boqueirão está perdendo 1,5 centímetros de água por dia, sendo que em dias quentes, chega a perder até 2 centímetros. O manancial é a principal fonte de abastecimento de 1 milhão de paraibanos, e o risco de colapso no sistema de abastecimento já preocupa.

O reservatório construído pelo Dnocs possui capacidade de 411 milhões de metros cúbicos de água, estando atualmente com menos de 51% de seu volume, segundo a AESA. Desde que entrou em funcionamento, em 1956, até os dias atuais, o Açude de Boqueirão perdeu 23,2% da sua capacidade de acúmulo de água.

Conforme informações repassadas pelo engenheiro chefe do serviço técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Francisco Mariano da Silva, o Açude de Boqueirão foi projetado para acumular 536 milhões de metros cúbicos de água, mas, atualmente, o volume máximo chega a 411.686.287 metros cúbicos, uma diferença de 124.313.713 metros cúbicos de água, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes durante um ano.

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024