Categorias: Economia

Agricultores de CG esperam por chuva no dia de São José

PUBLICIDADE

Agricultores de CG esperam por chuva neste dia de São José e cidade já amanhece nublada

Terra molhada, lavoura crescendo e perspectiva de boa colheita. Esta é a expectativa dos agricultores de Campina Grande. Para elegria deles, hoje amanheceu nublado na Serra da Borborema e deve chover ao longo do dia. Com fé no santo querido, e olhar firme para os céus, eles esperam pela chuva neste dia de São José na esperança de uma boa colheita. “Se chover no dia de São José é um bom sinal”, diz o agricultor José da Silva, que tem uma propriedade de terra no assentamento Santa Cruz na zona rural da cidade.

Em algumas regiões, o índice pluviométrico ainda não á ultrapassou a chamada média histórica. Em Campina Grande por exemplo, choveu pouco até o momento mas a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê chuvas para os próximos dias. Climatologicamente, segundo a meteorologista Carmem Becker, os meses que mais chove na cidade são abril, maio e junho. “A perspectiva é de mais chuvas nos próximos dias”, enfatizou.

Muitos agricultores que preparam a terra na perspectiva de plantar no dia 19 de março, ficaram esperando a chuva que não veio no dia de São José. “Eu já preparei a terra para plantar neste dia de São José tudo seco”, contou o agricultor João Flor do Nascimento, 81 anos (foto), morador do assentamento Santa Cruz.. João Flor deixou a terra preparada, mas só vai plantar após a chegada das primeiras chuvas. Ele mal espera as primeiras chuvas cairem para ocupar os mais de 2 hectares de terra com as “covas” de milho e feijão.

Se o inverno for bom, a perspectiva do agricultor é que a colheita aconteça entre os meses de julho e julho. Isso porque, entre o plantio até a colheita são 3 meses de espera. Com a inseparável enxada na mão, limpando a terra, João Flor garante que todos os agricultores do assentamento Santa Cruz, aguardam com muita expectativa a chuva neste dia 19 de março.
O roçado do agricultor Severino João Nascimento também está preparado para receber a semente. No ano passado ele plantou tarde devido o atraso das chuvas e perdeu tudo. Este ano, espera lucrar bem. “Só vamos colher em julho. Agora a pespectiva é de boa colheita já que tem esperança de chover muito. A terra vai ficar molhada”, revelou.

Acreditando que o ano seria bom de inverno, alguns agricultores esperam plantar após o dia de São José, mesmo com o clima seco. É o caso do agricultor conhecido no assentamento Santa Cruz como José Preto. Em muitos roçados existentes na zona rural de Campina Grande, o cenário é o mesmo. A terra ainda não estar molhada, mas a esperança é de uma boa colheita. O agricultor Francisco Victor Moreira, 52, morador da Rua São José, em Vila Cabral de Santa Terezinha, preparou a terra na área conhecida como “Caridade” pertencente a localidade da “Torre”, na esperança de fazer o plantio no dia 19 de Março.
No ano passado como em março a terra estava seca ele teve que esperar a chuva chegar em abril para poder lançar a semente na terra. Mesmo assim não lucrou nada. “Esse ano vai ser melhor” acredita.

Aesa – No dia de São José Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê chuvas. No último final de semana a AESA registrou chuvas em vários municípios do Estado. Os maiores índices pluviométricos aconteceram nas cidades sertanejas de Aparecida e Pombal, que registraram oitenta e cinquenta milímetros respectivamente.

Segundo os meteorologistas da Aesa a previsão é de que devemos ter chuvas em todo o Estado nas próximas horas. O órgão está trabalhando para divulgar um boletim atualizado mostrando todos os municípios e regiões da Paraíba que registraram chuvas.
A meteorologista Marlen Bandeira, disse que as previsões são animadoras, pois, todas apontam para um período de chuvas, dentro da média o que dará uma maior segurança hídrica a todos os paraibanos.

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Projeto de Veneziano aumenta tempo de banimento de torcedores violentos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…

28 de novembro de 2024

Menor preço do litro da gasolina chega a R$ 5,73 em João Pessoa

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…

28 de novembro de 2024

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…

28 de novembro de 2024

Servidores da PMCG terão pagamento antecipado para esta sexta-feira

Calendário do 13° e dezembro será anunciado na próxima segunda-feira A Prefeitura de Campina Grande…

28 de novembro de 2024

Arthur Lira critica indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal e defende imunidade parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…

28 de novembro de 2024

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…

28 de novembro de 2024