Categorias: Economia

Android faz iPhone comer poeira no Brasil

PUBLICIDADE

 O sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, teve participação de 56,7% nas vendas de smartphones no Brasil entre os meses de agosto, setembro e outubro, de acordo com novo estudo da consultoria Kantar Worldpanel ComTech, divulgado nesta terça-feira (27). Já o iPhone , maior rival do Android, "come poeira" no Brasil, com uma fatia de apenas 0,4% das vendas no mesmo período.

O estudo da Kantar também mostra a evolução das vendas dos smartphones com sistema Android no Brasil. Em outubro de 2011, o Android era o segundo colocado no ranking de sistemas operacionais da Kantar, com 25,6% das vendas. (O estudo da Kantar analisa as vendas realizadas no período indicado e não considera a base instalada de aparelhos que adotam os dois sistemas no Brasil.)

O primeiro colocado do ranking da Kantar em outubro do ano passado era o Symbian , sistema operacional presente em smartphones da Nokia, que detinha 51,3% do mercado. Em outubro deste ano, após queda de 19,8 pontos percentuais, os aparelhos com Symbian representam 31,5% das vendas de smartphones no Brasil.

Além do Brasil, o Android também apresenta participação de mercado de mais de 50% em outros países como Alemanha, Austrália, China, Espanha, França e Itália. Nos Estados Unidos, a Apple tem 48,1% das vendas, de acordo com a Kantar, superando o Android nas últimas semanas, que agora tem 46,7% do mercado.

Um dos fatores que impulsionam o sucesso da plataforma no Brasil é a variedade de preços: o Android está presente tanto em aparelhos básicos com acesso a internet como em produtos "topo de linha", que concorrem diretamente com o iPhone. Confira abaixo alguns smartphones com o sistema Android à venda no Brasil:

Menor que BlackBerry e Bada

De acordo com os dados da Kantar, a fatia de mercado atual da Apple no Brasil é a menor entre todos os outros sistemas operacionais, mesmo aqueles que estão em declínio. O Bada , sistema operacional proprietário desenvolvido pela Samsung, estava presente em 0,7% dos smartphones vendidos em outubro de 2012 – apesar de a empresa não ter lançado nenhum aparelho da linha Wave recentemente no Brasil.

A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones Blackberry, detém 2,7% das vendas de smartphones, sendo que sua participação caiu seis pontos percentuais em relação a outubro do ano passado, em virtude da crise pela qual a empresa passa . O sistema operacional Windows (que inclui o Windows Mobile e o mais recente Windows Phone ) representa 4% do mercado brasileiro de smartphones, com queda de cerca de um ponto percentual em um ano.

 

 

IG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emendas: Paraíba está entre os nove estados que foram deixados de fora de novas indicações

A disputa entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o…

28 de dezembro de 2024

Efraim Filho estabelece outubro como prazo para oposição definir candidaturas nas eleições de 2026: “Ano de semeadura”

O senador Efraim Filho (União Brasil) estabeleceu um prazo para que a oposição à gestão…

28 de dezembro de 2024

Homem morre em acidente de moto em Campina Grande

Um homem morreu em um acidente ocorrido neste sábado (28) em Campina Grande, no Agreste…

28 de dezembro de 2024

Nem com Veneziano nem com Romero: diálogo com João Azevêdo para 2026 não é mais viável

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), afirmou ontem, sexta-feira (27), que não tem interesse…

28 de dezembro de 2024

Governador destaca avanços na habitação para a Paraíba e promete novas conquistas em 2025

O governador da Paraíba, João Azevedo, comemorou os avanços no setor de habitação no estado…

28 de dezembro de 2024

Radialista é assassinado a tiros em praça pública, na Paraíba

O radialista Nuclecio Laecio Medeiros foi assassinado a tiros na noite de ontem, sexta-feira (28),…

28 de dezembro de 2024