Categorias: Economia

Apesar de queda em junho, indústria tem melhor 1º semestre desde 1991

PUBLICIDADE

A produção industrial terminou com desaceleração em junho, mas o crescimento de 16,2% alcançado no primeiro semestre deste ano na comparação com os primeiros seis meses de 2009 é o maior para o período desde 1991, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ritmo de produção influencia diretamente os empregos da indústria. Se começa a cair consistentemente, pode provocar cortes de vagas. Entretanto, como o desempenho do setor ainda está bastante positivo no semestre, especialistas descartam impactos no mercado de tralho do setor.

O resultado ainda reflete a expansão da produção registrada em março, quando o setor bateu recorde ao avançar 19,7% sobre o mesmo mês do ano passado. De abril até junho, a produção passou por uma acomodação, como explica André Macedo, gerente da pesquisa industrial do IBGE.

– Temos um segundo trimestre com ritmo menos intenso do que havia sido observado no primeiro, em razão das reduções de IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] que ajudavam a explicar e impulsionar setores, como a indústria automobilística. Depois de março, quando a produção atinge o ponto máximo, há uma acomodação.

Das 27 áreas pesquisadas, 25 mantiveram aceleração nesta primeira metade do ano, com destaque para a produção de veículos automotores (32,3%), máquinas e equipamentos (41,9%), metalurgia básica (31,9%), outros produtos químicos (18,4), produtos de metal (35,8%), indústrias extrativas (16,2%) e borracha e plástico (22,4%).

Somente outros equipamentos de transporte e fumo tiveram quedas na atividade entre janeiro e junho, de 6,8% e 11,2%, respectivamente.

 

O especialista do IBGE diz que estamos longe de uma crise e que uma desaceleração a registrada em junho é positiva para adequar os estoques – aquilo que as indústrias produziram e que ainda não foi vendido ao comércio.

Estoques altos podem causar um efeito negativo de queda nos preços, que derruba o faturamento das empresas e pode até apontar para demissões no futuro.

– O setor industrial ainda está muito próximo do patamar histórico, e isso é muito positivo. Quando comparamos os dados de 2010 com os de 2009, confrontamos uma base baixa, em que o setor vinha em recuperação frente à crise [financeira mundial, que começou nos EUA]. A melhor notícia é que esse crescimento forte ocorreu na maior parte das atividades, o que aponta para um dado sustentável.

Trabalho

Para o especialista, o ritmo de produção influencia diretamente os empregos da indústria. Pelos últimos dados da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), com o balanço do setor em maio, o emprego continuou em expansão.

As empresas continuaram contratando, e as horas trabalhadas acumularam aumento de 7,5% desde janeiro. Isso fez com que a indústria recuperasse todos os empregos perdidos com a crise financeira mundial, iniciada em setembro de 2008.

– Até maio, o mercado de trabalho vem respondendo positivamente aos estímulos da produção, com aumentos nas horas pagas.

Na comparação com abril, houve crescimento de 0,4% no total de vagas em maio. Para Marcelo de Ávila, economista da CNI, "há um crescimento contínuo do emprego" e a previsão é que o setor dê continuidade à trajetória de expansão, com a melhora da renda do brasileiro.

– O mercado doméstico consumidor continua em expansão, assim como o emprego e a indústria. O rendimento vem crescendo também, de forma moderada, mas vem crescendo, e tudo isso gera massa de salário e, com isso, você vai continuar alimentando a expansão da demanda doméstica, que tem sido o motor principal da economia.

R7

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025