O artesanato e os artesãos paraibanos serão divulgados no Brasil e no exterior, através do projeto Terra Paraíba, idealizado pelo apresentador de TV, biólogo e economista, Richard Rasmussem. A ideia é produzir produtos multimídia, com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado, que mostrem a produção artesanal local e, com isso, criem novas oportunidades de negócios para os artesãos.
Na última segunda-feira (25), Richard Rasmussem esteve no Sebrae Paraíba para apresentar o seu projeto, que ria produzir vídeos documentários e livros fotográficos sobre o artesanato e a vida dos artesãos. “A Paraíba tem um artesanato riquíssimo. Nossa ideia é colocar esses produtos em evidência, com um olhar diferenciado para o mercado. O Brasil é a bola da vez no exterior”, destacou Richard, que está à frente de programas de televisão sobre animais do bioma de várias partes do mundo, há mais de 10 anos. “Agora senti a necessidade de divulgar a cultura, o ser humano e artesanato brasileiro”, disse.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, destacou que toda e qualquer iniciativa que venha valorizar o artesão e o artesanato do Estado é bem vinda. “Vamos analisar, junto ao Programa de Artesanato Paraibano (PAP) do Governo do Estado, como poderemos contribuir para o sucesso do projeto”, afirmou Júlio Rafael. A gestora do PAP, Ladjane Barbosa, também esteve na reunião no Sebrae e destacou que esse canal de divulgação, promoção e comercialização do artesanato é também uma das metas do programa estadual.
Também participaram da reunião no Sebrae mais dois parceiros do projeto, o representante da ONG No Olhar, Marcos Wilson, o empresário Daniel Ouakil do site de vendas Katmandu, além do gerente de Comércio, Indústria e Serviços do Sebrae, Franco Fred e a gestora do Artesanato do Sebrae, Maísa Duarte. “O Sebrae tem grande interesse em fazer parte do comitê que irá selecionar os produtos artesanais do Estado que serão divulgados no exterior e no restante do Brasil”, disse Franco.
Marcos Wilson, da ONG No Olhar, ressaltou o caráter contínuo do projeto. “A ideia é que o artesão tenha seu trabalho vendido continuamente, permanentemente para um mercado no exterior que valoriza esse produto. Os artesãos que ainda não estiverem trabalhando de forma sustentável, por exemplo, podem ir se adaptando e fazer parte do projeto”, explicou.
Projeto Terra Paraíba
O projeto de Richard Rasmussem pretende mapear e divulgar o artesanato de cinco estados brasileiros: Paraíba, Pernambuco, Piauí, Pará e Acre. No Pará, o projeto já será iniciado, com apoio do Governo do Estado, Sebrae e Instituto de Artes do Pará (IAP). O segundo estado a ser visitado foi a Paraíba. “Já conheço bem a Paraíba e viajei por várias regiões do Estado. Fiquei encantado com a riqueza do artesanato e as histórias dos artesãos”, disse o apresentador.
O projeto acontecerá em três fases. Primeiro será feito um mapeamento, com uma pesquisa in loco para conhecer os artesãos de diversas regiões do Estado, que trabalhem com produtos sociais e ecologicamente corretos. Depois, toda a informação será selecionada, organizada e sistematizada para a concepção de um produto audiovisual (vídeos documentais, livros de fotografias e textos). Na terceira e última etapa, serão realizados cursos e oficinas de capacitação de empreendedorismo para os artesãos, assim como ações de divulgação e circulação do material.
Richard explicou, que além deste projeto, ele tem uma parceria com o site Katmandu, referência nacional na venda de artesanato internacional, principalmente o asiático e o africano. O empresário do site, Daniel Ouakil, disse que tem interesse em vender também o artesanato brasileiro, mas é preciso ter um planejamento e melhor organização dos artesãos. Daniel também será sócio de Richard em uma loja física em Miami (EUA), que venderá o artesanato brasileiro. “A loja deverá estar funcionando em setembro deste ano. Temos grande interesse em comercializar os produtos da Paraíba”, disse o apresentador.
Ascom