Categorias: Economia

Assentados de Areia participam de curso de polpa de frutas

PUBLICIDADE

 Um grupo de agricultores do Assentamento Emanoel Joaquim, localizado no município de Areia, região do Brejo paraibano, está participando até o dia 8 deste mês do Curso de Manipulação e Beneficiamento de Polpa de Frutas para que possam aproveitar as frutas típicas da região, entre elas, acerola, tangerina, maracujá, banana e abacaxi. Um dos assentados que estão participando do curso, Severino do Ramo Batista, que no seu lote planta caju, manga, laranja e banana, disse que começou a observar que o desperdício destas frutas era muito grande e decidiu, com os recursos do programa Brasil Sem Miséria, comprar uma máquina seladora de embalagens e um freezer para comercializar polpas. Agora, com o curso, disse ele, poderá realizar o sonho de se capacitar e produzir polpas em quantidades maiores para comercializar em feiras agroecológicas da região, inclusive a de Campina Grande, que é realizada todas as quintas-feiras, na Praça Clementino Procópio, no centro da cidade.

 

O Curso de Manipulação e Beneficiamento de Polpa de Frutas teve início no mês passado e será realizado até o dia 8 deste mês, na sede da Associação dos Moradores do Assentamento Emanoel Joaquim. Com aulas teóricas e práticas o curso é promovido pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção) e pelo Sebrae, dentro do projeto de Consultorias Tecnológicas aos Negócios na Agricultura Familiar. De acordo com os instrutores do Sebrae, Rennan Gusmão e Thaísa Abrantes, o objetivo do curso é aproveitar ao máximo as frutas, minimizando o desperdício e produzindo polpas e doces, além de outros produtos, como a farinha e a torta de banana.

 

No curso, os agricultores estão sendo orientados sobre as etapas do processo de produção, desde a recepção das frutas; pré-lavagem/lavagem e sanitização/enxague; seleção/corte ou descascamento; desintegração/despolpamento; refinamento; tanque de equilíbrio/formulação; envase e fechamento; congelamento e armazenamento, além dos equipamentos e utensílios necessários ao processo de polpa.

 

A polpa de frutas, conforme explicações dadas pelos técnicos do Sebrae durante o curso, é o produto não-fermentado, não-concentrado e não-diluído com teor mínimo de sólidos totais, provenientes da parte comestível da fruta, obtido de frutas poliposas, por processo tecnológico adequado. A polpa pode ser simples, quando originada de uma única espécie de fruta, ou mista, se originada de duas ou mais espécies.

 

Ainda durante o curso, os assentados aprenderam que o produto deve ser preparado com frutas sadias, limpas, isentas de parasitas e de detritos animais ou vegetais. A polpa não deve conter fragmentos de partes não comestíveis da frutas, nem de substâncias estranhas a sua composição normal.

 

Posteriormente, através da elaboração de projetos feitos pelos técnicos da COONAP que prestam assessoria técnica, social e ambiental aos assentados, entre eles, Rosângela Motta e Jessé Batista dos Santos, será instalada na sede da associação uma Unidade Demonstrativa de Beneficiamento de Polpas.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo cumpre agenda nesta quarta em Campina Grande

Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…

27 de novembro de 2024

Polícia Federal diz que narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba

A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do…

27 de novembro de 2024

Botafogo atropela Palmeiras, cala Allianz e fica perto do título brasileiro

Preciso no ataque e "impecável" na defesa. O Botafogo venceu o Palmeiras, por 3 a…

27 de novembro de 2024

PF diz que militares planejaram fuga de Bolsonaro caso golpe fracassasse

A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…

27 de novembro de 2024

Leo Bezerra revela que construção da ponte entre Mangabeira e Valentina deve ser iniciada nesta semana e destaca mais ações

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…

27 de novembro de 2024

Babá rapta criança na capital paraibana e é presa no Rio Grande do Norte

Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…

27 de novembro de 2024