A Paraíba o tempo todo  |

Banco Central prevê alta de 5,8% do PIB em 2010

O Banco Central divulgou relatório trimestral de inflação nesta terça-feira (22) em que projeta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 em 5,8%. Segundo o órgão, a expectativa é de retomada crescente da atividade econômica, sustentado exclusivamente pela demanda interna. Para 2009, a previsão de crescimento foi reduzida de 0,8% para 0,2%.

 

A previsão de inflação para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu de 4,2% para 4,3% em 2009, em um cenário com a taxa Selic a 8,75% e dólar a R$ 1,75. Em 2010, segundo a autoridade monetária, a inflação deve ficar em 4,6%.

 

No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, pelo qual o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem de calibrar a taxa de juros para atingir uma meta pré-determinada com base no IPCA.

Para este ano, 2010 e 2011, a meta central de inflação é de 4,50%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Com isso, o IPCA pode ficar entre 2,50% e 6,50% sem que a meta seja formalmente descumprida.

 

(Com informações do Valor Online, da Reuters e da Agência Estado)

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe