O Maior São João do Mundo já começou, e junto com a melhor festa do Nordeste, não podem faltar as tradicionais barracas distribuídas ao longo do Parque do Povo. Inúmeros comerciantes disponibilizam seus produtos, tais como bebidas e comidas típicas, procurando oferecer aos seus clientes as melhores condições e atrativos diferenciados.
Embora ainda nos primeiros dias da festa, os barraqueiros estão animados em relação às vendas e acreditam que o faturamento, este ano, será superior ao do ano passado. Muitos comerciantes citam que a estrutura montada este ano pela organização da festa, facilita o acesso, atraindo mais clientes, devido o mapeamento e divisão das barracas.
Todos os anos os vendedores procuram métodos para chamar mais a atenção de seu público, como cita o comerciante Higo Lindembergue “Esperamos um aumento significativo nas vendas, por conta da estrutura diferenciada e também pelo trabalho de divulgação nas redes sociais, pois vemos a importância desses veículos para atrair o consumidor”, disse Higo.
Uma das maiores sacadas dos vendedores é a utilização das redes sociais para divulgação de seus atrativos, a exemplo da barraca Barzinho, que existe há dois anos e produz fotos de seus clientes consumindo o drink mais conhecido entre o seu público, o famoso “juízo” e divulgam no facebook, chamando atenção de um público mais jovem.
Enquanto algumas barracas adaptam sua estrutura a cada ano, outras continuam mantendo as tradições e dispõem de um público fiel. Como a barraca do Ventura, que existe há 18 anos e valoriza a comida regional, atraindo uma clientela mais familiar. Com relação aos preços, os vendedores citam que a maioria estipula uma média semelhante de acordo com o tamanho de sua estrutura, logo, o que diferencia uma barraca da outra são os produtos oferecidos.
Ambulantes também apostam em uma boa renda
A festa do Maior São João do Mundo conta com variadas opções de culinária, entre outros produtos, e o comércio é subdividido no espaço do Parque do Povo, mas não são só as barracas que estão introduzidas neste espaço. Vendedores ambulantes também colocaram seus produtos para venda. Geralmente eles oferecem alimentos práticos, como salgados, doces, espetos, bebidas, chicletes, etc. Como também de bugigangas que normalmente chamam a atenção de crianças, com brinquedos iluminados cheios de artifícios.
Os ambulantes contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, sendo cadastrados regularmente e recebem credenciais de identificação. Estes também são orientados sobre como proceder com o tráfego dentro do Parque do Povo, tendo cada um, geralmente, um espaço determinada para transitar com suas mercadorias.
O acesso ao local e integração dos ambulantes dentro da festa do São João é visto como uma ótima oportunidade para complemento na renda, com um retorno financeiro significativo que auxilia bastante os componentes desse comércio paralelo. Os vendedores superestimam as vendas para esse ano, observando a movimentação constante até esse segundo dia de São João.
Assim como cita o ambulante João Carlos, que trabalha apenas com venda de brinquedos há 6 anos e sempre participa do São João “A gente espera ter muito lucro, já que muitas pessoas passam por aqui e acabam parando para comprar. Esse período é muito vantajoso nós, já que o Parque do Povo recebe uma quantidade muito grande de visitantes, durante esses trinta dias de São João.
A maioria dos trailers e carrinhos está localizados nos arredores da pirâmide, tanto na parte externa quanto na interna e circulam desde o início até o final da festa todos os dias.
Codecom
Emendas suspensas. A cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, destaca-se como o…
A fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou,…
É falso que o Ministério da Fazenda esteja criando uma “taxa ambiental” para carros com…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia, em ação conjunta…
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) informou, nesta quarta-feira (15), que aceitou a proposta de…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde…