Categorias: Economia

Black Friday: 1,33% dos produtos tiveram grandes descontos no Brasil

PUBLICIDADE

 Grandes descontos, maiores a 40% e similares aos que ocorrem durante o Black Friday (tradicional dia de descontos após o feriado de Ação de Graças nos EUA) americano só impactaram 1,33% dos produtos vendidos no Brasil, de acordo com pesquisa de acordo com pesquisa feita pelo Programa de Administração de Varejo (Provar). Segundo o levantamento, que analisou os preços de 1728 produtos, descontos associados a uma grande promoção só ocorreram em 23 itens. Menos de 3% dos itens acompanhados tiveram comportamento típico de promoção pontual, com descontos de cerca de 6%.

Conforme o levantamento, quase metade dos itens pesquisados (47,5%) não sofreu qualquer alteração nem antes nem depois da data enquanto para cerca de 600 itens o preço subiu antes do evento. O Black Friday ocorreu em 23 de novembro deste ano. A pesquisa verificou também que em 37 itens os preços foram aumentados mesmo durante o dia da promoção.

A Provar afirmou que, com base no comportamento monitorado, não houve de fato uma promoção nos moldes do Black Friday americano e que esse tipo de comportamento das empresas fragiliza a confiança dos consumidores em relação ao varejo.

Dentre os produtos analisados destacam-se adegas, ar condicionado, bicicleta ergométrica, aparelho de blu-ray, lavadoras, câmeras digitais, cd players, climatizadors, coifas, fogões, cooktops, dvd players, refrigeradores, filmadoras, forno de micro-ondas, frigobar, freezer, geladeiras, home theaters,lavadoras e secadoras, mini systems, impressoras, notebooks, radio am/fm, smart tv, e TVs.

As lojas pesquisadas foram Americanas, Casas Bahia, Colombo, É Fácil, Extra, Fast Shop, Magazine Luiza, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Shoptime, Submarino e Wal-Mart, que vendem produtos de 72 marcas diferentes, conforme o Provar.

Procurada, a B2W, proprietária das marcas Americanas, Shoptime e Submarino ainda não se manifestou sobre a pesquisa. O grupo Ricardo Eletro, a Fast Shop e a É Fácil também ainda não se pronunciaram sobre o levantamento.

O Grupo Pão de Açúcar afirmou que os sites www.extra.com.br e www.pontofrio.com.br "pautam suas ações no respeito e transparência e que as ofertas divulgadas na promoção "Black Friday" foram legítimas e praticadas conforme anunciadas". A empresa informou ainda que as Casas Bahia não participaram da promoção do evento.

Por meio da assessoria de imprensa o Magazine Luiza informou que busca, em suas ações, a máxima transparência e honestidade com o consumidor e negociou descontos exclusivos para seus clientes na promoção Black Friday.

O Walmart.com informou que até o momento não foi formalmente notificado pelo Procon, e que não recebeu nenhuma reclamação de consumidores na central de relacionamento com o cliente nesse sentido. "Todos os produtos participantes da promoção estão claramente identificados com um selo Black Friday. Nesta edição do Black Friday, superamos nossas expectativas, com resultados cinco vezes maior do registrado no evento passado. Mesmo com a alta demanda, atendemos a todos os pedidos. Nossa transparência e compromisso com preços baixos são reconhecidos pelos nossos consumidores, que nos destacaram nas mídias sociais com menções positivas", disse em nota a empresa.

A assessoria de imprensa das lojas Colombo afirmou que participou do Black Friday com uma cesta de produtos promocionados com descontos que variavam até 50%.

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta e Lula se reúnem e selam parceria para aprovar pacote de Haddad; paraibano deve liderar articulações na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…

28 de novembro de 2024

DNIT anuncia bloqueio temporário na BR-230 para remanejamento de rede elétrica neste domingo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…

28 de novembro de 2024

Reforma administrativa: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024

Projeto de Veneziano aumenta tempo de banimento de torcedores violentos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…

28 de novembro de 2024

Menor preço do litro da gasolina chega a R$ 5,73 em João Pessoa

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…

28 de novembro de 2024

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…

28 de novembro de 2024