Em 2011 estreou oficialmente no Brasil a famosa “Black Friday”, evento importado dos Estados Unidos que prometia descontos imperdíveis para os consumidores. De lá para cá o evento teve muitas reviravoltas, reclamações e, principalmente, muita gente tentando aplicar golpes nos desavisados.
Segundo o site ReclameAQUI, a maior incidência de reclamações está baseada na divulgação de propaganda enganosa. Em algumas delas, empresas ajustam os preços (para cima) alguns dias antes do evento para que possam dar um “desconto” durante a Sexta. Outros problemas também reportados acabam tirando a paciência dos consumidores como por exemplo a dificuldade em acessar os sites no dia, a falta de estoque em produtos ou até mesmo o sumiço de produtos no carrinho de compras.
Para ter mais segurança na hora da compra sugerimos dicas de como se proteger e garantir uma Black Friday mais efetiva:
1. Sempre desconfie de descontos exagerados – Apesar do intuito do evento ser dar descontos, é quase óbvio que as lojas não vão tentar vender produtos abaixo do preço de custo, o que acabaria resultando em um prejuízo para as mesmas. Desconfie de preços absurdos.
2. Evite clicar em promoções enviadas por e-mail ou redes sociais – Como qualquer outro evento ou data de relevância, os fraudadores se aproveitam dessas datas para realizarem ataques em massa utilizando técnicas conhecidas como Phishing (E-mails falsos) ou até mesmo outros mais sofisticados como o Vishing (Por telefone), promoções enviadas por Whatsapp, Facebook Messenger e até mesmo em propagandas que aparecem nas redes sociais.
3. Comece pesquisando cedo – Se há o interesse na compra de algum produto, pesquise bem antes pelo seu preço normal. Existem sites que mostram o histórico de preços de produtos (ex: buscapé, zoom) e dão uma melhor visualização da flutuação dos valores durante um período. O ideal é começar a pesquisar pelo menos 1 mês antes do evento.
4. Cuidado com compras online – Assim como as tentativas de fraude via phishing, todos os anos o Procon de São Paulo divulga uma lista dos sites que devem ser evitados para compra online. A lista pode ser conferida no endereço https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
5. Use um cartão “descartável” – Uma forma de evitar que caia em uma fraude e o prejuízo seja maior é utilizar um cartão que possa ser descartado a qualquer momento. Um exemplo são os cartões virtuais que podem ser criados nos bancos e cancelados online apenas com um clique. Empresas como Nubank, Neon e até mesmo o Banco do Brasil possuem o acessório que pode ser de grande valia em casos de clonagem.
Especialistas no assunto fazem o alerta para o consumidor: “A Black Friday não é a oportunidade ideal para testar novas marcas e sites por conta dos fraudadores e sites falsos, essa é uma época perigosa. O que orientamos é o consumidor procurar marcas conhecidas por ele e grandes sites com boa reputação por motivos de segurança, claro, e poder resolver qualquer problema eventual no pós-compra”.
A Black Friday acontece todos os anos no mês de Novembro e está marcada para o próximo dia 29. Esteja atento e muito cuidado com o seu dinheiro e com seus dados pessoais.
Por Humberto Júnior
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