Discutir estratégias para a implantação da economia criativa no âmbito do município. Este foi o principal objetivo da parceria firmado entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Sebrae Paraíba. O convênio foi assinado esta semana pelo prefeito Vitor Hugo.
O projeto visa fomentar princípios criativos que permitam a valorização dos produtos culturais e dos serviços turísticos, assim como a noção empreendedora.
“Cabedelo enfrenta hoje um desafio, que é ser, cada vez mais, atrativa para o turismo e, assim, torna-lo um item de desenvolvimento econômico local. Temos a beleza natural, os talentos e os atrativos culturais, mas precisamos estruturar a cidade, bem como provocar a otimização dos serviços e qualificar os agentes para podermos alavancar o setor e dar uma visibilidade bem maior ao nosso município. Uma proposta como a do Sebrae vem ao encontro desse nosso propósito”, comentou o prefeito Vitor Hugo.
De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a estratégia de implantação da economia criativa no município se baseia na consultoria e acompanhamento dos segmentos, no desenvolvimento de uma mentalidade voltada à valorização dos produtos e da integração entre os segmentos.
“Temos uma programação que pretendemos implantar junto aos segmentos de audiovisual, design, startups digitais, música, tecnologia da informação e comunicação. Pretendemos trabalhar a melhoria dos produtos e dos processos de gestão, sempre levando em consideração a tecnologia e a cultura, que são a matéria prima para o desenvolvimento a partir da economia criativa. Agregando valor à cultura local e unindo aos negócios, dando-lhe uma lógica econômica, estamos contribuindo para o desenvolvimento das cidades”, explicou.
Para a secretária de Turismo, Vera Simões, a perspectiva de implantação de um processo de economia criativa em um município como Cabedelo representa um investimento na cultura e no turismo locais.
“Promovendo o casamente perfeito entre a cultura e o turismo daremos um passo significativo para o desenvolvimento das duas áreas. O fortalecimento da cultura certamente agregará valor ao turismo. Através da exposição dos valores culturais, da valorização dos recursos naturais, o turista terá uma nova experiência e, ao fim, dará uma visibilidade bem maior à cidade”.
Já o secretário da cultura, Igobergh Bernardo, a proposta da economia criativa significa uma alternativa para autodeterminação do segmento.
“O turismo se une à cultura como uma ferramenta que possibilita a geração da economia das atividades culturais. É a partir dessa atividade criativa, da contribuição de consultoria, por meio de parceria entre Sebrae e Prefeitura, que pretendemos desenvolver a economia dos segmentos culturais do município. Assim, as entidades culturais, necessariamente, vão identificar a necessidade de desenvolver o seu produto cultural como economia criativa do turismo”, finalizou.
PB Agora
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