A crise hídrica na Paraíba nos últimos meses causada pela escassez de chuva, vem sendo potencializada pelo alto índice de desperdício de água registrado pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
Somente em Campina Grande, a direção da entidade aponta pelo menos 30 atendimentos por dia das equipes responsáveis pelo controle de vazamentos e grandes estouros de tubulações na cidade, o que tem gerado uma perda incalculável de água todo os dias.
No último domingo, no bairro do Quarenta, houve um estouro de uma rede de abastecimento que levou mais de três horas para ser contido, o que segundo moradores do local fez com que milhares de litros de água fossem desperdiçados.
De acordo com Ricardo Avelino, chefe do setor de Comunicação, essa ocorrência foi registrada pela equipe de reparos e solucionada após o fechamento do bombeamento de água no setor. Segundo ele, esse tipo de problema acaba sendo corriqueiro devido ao estado das tubulações. “Nós buscamos resolver esse e os outros problemas de vazamento o mais rápido possível.
O diretor de Operações da Cagepa, José Mota, disse que o órgão está adotando uma série de medidas para reduzir os vazamentos na rede de distribuição de água em Campina Grande.
Segundo ele, novos equipamentos e novos veículos foram adquiridos para agilizar a retirada de vazamentos."- É uma série de atividades que vamos fazer, como por exemplo, o reaproveitamento da água usada na lavagem dos filtros das estações de tratamento – disse ele.
José Mota falou que haverá uma maior fiscalização nas adutoras que trazem águas do açude de Boqueirão para Campina Grande, para evitar que hajam desvios.
De acordo com muitos usuários queixosos com a empresa, quando são registrados grandes vazamentos, a água demora muito tempo para voltar às torneiras, e quando chega apresenta coloração e odor. Sobre esses questionamentos,
Ricardo Avelino disse que a Cagepa está trabalhando para melhorar o abastecimento de água em todas as regiões da cidade.
PBAgora
Um idoso de 68 anos precisou ser internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador…
Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal…
O gabinete israelense deve votar nesta quinta-feira (16) sobre a aprovação do acordo de cessar-fogo…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar nesta quinta-feira (16), com vetos, o principal…
O prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima anunciou, na tarde de ontem, 15, mais…
O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…