O custo de um carro vai além do preço da compra na concessionária. E para não assustar o futuro cliente com esses gastos é comum que fabricantes de automóveis instaladas no Brasil recorram à política da chamada "revisão programada", com preço fixo. Porém, em alguns casos, o valor serve apenas como referência de quão mais barato pode ser o serviço em uma mecânica que não seja a da concessionária.
O Terra consultou centros automotivos de São Paulo e do Rio de Janeiro para comparar o custo de alguns modelos. A revisão de 30 mil km do Volkswagen Gol, por exemplo, sai por R$ 344 na autorizada da marca e por R$ 225 em uma loja da zona oeste do Rio de Janeiro. Na mesma oficina, a revisão de 30 mil km do Uno custa R$ 266, enquanto na autorizada da Fiat o proprietário do modelo tem de desembolsar R$ 508.
Em uma loja na zona sul do Rio, a revisão de 20 mil km de um Nissan March sai por R$ 125. É cobrado R$ 299 pelo mesmo serviço em uma loja autorizada da fabricante japonesa.
Em uma oficina na zona oeste de São Paulo, a revisão de 10 mil km do Chevrolet Celta custa R$ 168 e vale R$ 176 na autorizada da fabricante americana. Ainda em São Paulo, agora na zona norte, o balconista se espanta com o valor de R$ 446 para a revisão de 20 mil km de um Renault Sandero. "Nossa, eles estão cobrando demais. Esse mesmo serviço aqui vai sair por R$ 340", diz.
Serviços
O tempo da revisão obrigatória, que inclusive valida a garantia do veículo, varia de acordo com cada montadora. Da mesma forma acontecem com os itens checados e substituídos em cada revisão. Para Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, as fabricantes é que têm a melhor noção do que deve ser revisado, pois desenvolvem extensos estudos e testes. "Acho que seguir o manual do proprietario é importante para fazer exatamento o que é recomendado pelo fabricante, mantendo assim o produto dentro da garantia", opina.
Garbossa diz que não é possível determinar genericamente o que cada modelo deve trocar ao completar determinada quilometragem. "Acho que cada caso é um caso. E a troca de uma determinada peça ou componente depende de cada fabricante e do veículo".
Mesmo assim, o consultor da Oficina Brasil Antonio Cesar Costa, diz que o motorista pode ter ideia de alguns itens básicos em cada revisão. Na primeira, por exemplo, os componentes essenciais a serem substituídos são o óleo do motor, o filtro de óleo e de combustível. "Esses são itens necessários. Outros itens que geralmente faltam em uma revisão de concessionária são o rodízio de pneus e o alinhamento, indicados a cada 10 mil km. Daí o motorista deve pagar por fora", explica.
Como cada veículo tem suas características típicas de funcionamento, é possível constatar que certas marcas exigem a troca de determinadas peças já a partir da segunda revisão. A Fiat, por exemplo, diz que as velas de ignição devem ser trocadas aos 30 mil km, e o fluido de freio aos 45 mil km rodados. "Acho válida tais trocas. Eu indicaria as velas com 50 mil km, talvez até seja certo preciosismo da marca. Mas isso varia muito de veículo para veículo. O fluido, no entanto, deveria ser trocado a cada 15 mil km, pois pode se contaminar com vapor d’água e deteriorar as peças dos freios internamente", diz Costa.
Outros itens como o filtro de ar-condicionado e o filtro do reservatório da partida a frio, que pedem para ser trocados nas revisões, são essenciais, de acordo com Costa. "O chamado filtro de pólen ou filtro do ar-condicionado é um filtro que influi na ventilação da cabine e deve ser trocado com regularidade. Já o filtro do reservatório aparece em carros flex, e como diz o nome, filtra o combustível injetado no motor. Também é importante a mudança desse componente", analisa.
Ao longo do tempo, especialmente após os 30 mil km rodados, componentes como pastilhas de freio, freio de estacionamento, pneus e suspensão deveriam ser avaliados, já que podem ter sofrido desgaste ao longo da rodagem. "São partes muito importantes, mas esquecidas pelo motorista", diz o especialista da Oficina Brasil.
Confira os preços das revisões de alguns modelos indicados pelas montadoras:
Fiat Uno
1ª revisão – Aos 15 mil km
Custo: R$ 172
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar
2ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 508
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e velas de ignição
3ª revisão – Aos 45 mil km
Custo: R$ 440
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e fluido de freio
Volkswagen Gol
1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 196
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 196
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 344
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado, filtro do reservatório de partida a frio
Chevrolet Celta
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 176
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 356
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 416
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar
Ford Fiesta hatch
1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 192
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível
2ª revisão – Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 248
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar e separador
3ª revisão – Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 392
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
Renault Sandero
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 203
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 446
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar e filtro do ar-condicionado
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 389
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
Citroën C3
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 267
Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 459
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 483
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro do ar-condicionado
Hyundai Tucson
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 183
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, anel de vedação e filtro de ar
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 268,82
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação e filtro do ar-condicionado
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 300,98
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação e filtro de combustível
Peugeot 207
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 228
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e anel de vedação
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 342
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 228
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e anel de vedação
Nissan March
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 149
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
2ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 299
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível
3ª revisão – Aos 30 mil km
Custo: R$ 249
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
JAC J3
1ª revisão – Aos 2.500 km
Custo: sem custo
Peças checadas/trocadas: óleo
2ª revisão – Aos 5 mil km
Custo: R$ 129
Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo
3ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 177
Peças checadas/trocadas: filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo
Suzuki Grand Vitara
1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 434
Peças checadas/trocadas: óleo, óleo do diferencial, filtro de óleo e anel de vedação
2ª revisão – Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 495
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e anel de vedação
3ª revisão – Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 388
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e fluido de freio
Chery Face
1ª revisão – Aos 2.500 km
Custo: R$ 153
Peças checadas/trocadas: filtro de óleo
2ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 168
Peças checadas/trocadas: filtro de ar e filtro de óleo
3ª revisão – Aos 20 mil km
Custo: R$ 339
Peças checadas/trocadas: filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e velas de ignição
Mitsubishi Pajero TR4
1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 394
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
2ª revisão – Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 469
Peças checadas/trocadas: filtro de óleo, filtro de combustível e velas de ignição
3ª revisão – Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro)
Custo: R$ 394
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
BMW 118i
1ª revisão – Aos 10 mil km
Custo: R$ 550
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de ar
*A BMW não informa os itens que deverão ser trocados, e nem os valores das revisões seguintes
Mercedes-Benz C 180 Turbo
1ª revisão – Aos 8 mil km
Custo: R$ 635
Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo
2ª revisão – Aos 16 mil km
Custo: R$ 1.390
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, óleo de freio, filtro de carvão ativado e filtro de ar
3ª revisão – Aos 24 mil km
Custo: R$ 635
Peças checadas/trocadas: oléo e filtro de óleo
Smart fortwo
1ª revisão – Aos 8 mil km
Custo: R$ 671
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de carvão ativado e filtro de ar
2ª revisão – Aos 16 mil km
Custo: R$ 965
Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de carvão ativado, filtro de ar, óleo de freio e pilha da chave de ignição
*A Mercedes-Benz não forneceu dados da terceira revisão do Smart
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