A Paraíba o tempo todo  |

Chávez funde ministérios e anuncia aumento do salário mínimo

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira (15) a fusão dos ministérios de Economia e de Planejamento, que será assumido por Jorge Giordani, e a designação como ministro da Energia Elétrica de Alí Rodríguez.

 

"Esta fusão vai permitir mais coerência", acrescentou Chávez, sem dar mais detalhes.

 

"Alí Rodríguez (até agora ministro da Economia) foi designado como novo ministro da Energia Elétrica e lhe desejo todo o sucesso. Apenas o chamei me disse: ‘Sou um soldado, e onde a revolução precisar de mim, ali estarei’", disse Chávez.

 

A Venezuela, quinto maior produtor mundial de petróleo, enfrenta uma severa crise energética que o governo explica pela seca que afeta o país, cuja produção de energia é de 70% de origem hidrelétrica.

 

Aumento de salário
Hugo Chávez anunciou também um aumento de 25% do salário mínimo, aplicável em dois períodos, o primeiro de 10% no dia 1º de março, e um segundo de 15% em 1º de setembro próximo.

 

Chávez fez o anúncio cinco dias depois da entrada em vigor de um novo esquema cambial com duas taxas controladas, de 2,6 e 4,3 bolívares por dólar, que significou uma desvalorização de 20,9% e 100% em relação à taxa única anterior de 2,15 bolívares.

 

O salário mínimo mensal vigente na Venezuela é de 967 bolívares (US$ 371,90/US$ 224,80).
 

G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe