Categorias: Economia

Comércio de CG deve contratar menos para o natal

PUBLICIDADE

Com país em crise, comércio de CG deve contratar menos para o período natalino

 

Com o país em crise, o comércio campinense deve contratar menos funcionários para os chamados empregos temporários do final de ano. Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, este ano, haverá menos contratação temporária no comércio, com salário mais baixo e menor expectativa de efetivação se comparado ao ano passado.

 

O reflexo da crise deve ser sentida na Rainha da Borborema. Na rua Marciel Pinheiro, termômetro econômico da cidade, muitas lojas estão com pouca movimentação. 

 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG) espera contratar 320 pessoas temporariamente neste final de ano e alta temporada, com média de quatro funcionários por estabelecimento. Os setores de vestuário e calçadista devem gerar mais empregos temporários.

 

O presidente da CDL Arthur Almeida  aconselha aos candidatos a agarrarem a oportunidade, e procurarem surpreender.

 

As mudanças nos índices de empregabilidade para este ano já estão visíveis aos lojistas campinenses, como afirmou o empresário do segmento de vestuário, Pedro Fabrício, ao garantir que contratará menos: “No final de 2014 contratamos 12 pessoas, este ano pretendemos contratar 8 funcionários temporários”. Em sua loja, A potiguar, as entrevistas serão feitas no mês de novembro e as contratações em dezembro, mas alguns lojistas já devem iniciar as admissões temporárias nos meses de setembro e outubro.

 

Apesar das demissões, comércio de Campina Grande mantém saldo positivo no acumulado do ano. Na análise geral, Campina Grande teve o seu pior desempenho na geração de empregos no mês de julho na comparação com os períodos de 2010 a 2015. Com saldo negativo de menos 689 postos de trabalhado no mês de julho e queda de 1,04% em relação ao mês anterior, no acumulado do ano (janeiro a julho), o dados ficam ainda piores, com menos 2.271 postos de empregos na cidade, queda de 3,36% em relação ao acumulado de janeiro a junho.

 

No acumulado do ano, os setores com pior desempenho foram construção civil que teve uma perda de 1.158 postos de trabalho, seguido por Indústria da Transformação com 740 e serviços com 551 postos de trabalho a menos.

 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Artur Almeida, mesmo o comércio com saldo negativo para o mês de julho, e o saldo do acumulado do ano menor que meses anteriores, a variação percentual do acumulado foi de 1,95%, variação melhor do que as principais cidades da região, João Pessoa (-3,19%), Guarabira (-1,38%), Patos (-1,35%) e Santa Rita (1,29%). “Temos a expectativa de crescimento nos próximos meses devido as contratações temporárias, que devem gerar cerca de 300 novos postos de trabalho no comércio de Campina Grande”, informa Artur.

No comparativo do acumulado de janeiro a julho de 2015, o comércio de Campina Grande apresentou uma variação percentual positiva de 1,95%, enquanto a Paraíba trouxe -0,96%, o Nordeste -2,15% e o Brasil -2,27%.

 

No acumulado do ano, o comércio de Campina Grande teve o saldo positivo de empregos de 257, juntamente com Santa Rita, com 32 novos postos, João Pessoa, Guarabira e Patos trouxeram um saldo negativo de 1.324, 34 e 56, respectivamente.

 

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB em João Pessoa, Tibério revela que sigla fará indicações e buscará ampliar espaço na gestão Cícero II

O secretário de Estado da Administração e presidente do diretório do Partido Socialista Brasileiro em…

7 de janeiro de 2025

João Azevêdo reforça confiança em Lucas Ribeiro para conduzir governo caso saia para disputar o Senado em 2026

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), destacou nesta terça-feira (7) sua confiança no vice-governador…

7 de janeiro de 2025

Opinião: O que vai passar?

A tão esperada sexta-feira, 10 de janeiro, para o povo venezuelano está chegando. Nicolás Maduro…

7 de janeiro de 2025

Defesa Civil reforça segurança na Barreira do Cabo Branco com instalação de placas de advertência

A Barreira do Cabo Branco, um dos cartões-postais mais visitados de João Pessoa, ganhará novas…

7 de janeiro de 2025

Adriano Galdino reforça pré-candidatura ao Governo e diz que só abre mão em prol de nome “com mais força política”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), declarou nesta terça-feira (7) que…

7 de janeiro de 2025

Operação Verão: Procon-JP fará reunião com comerciantes da orla da Capital visando coibir preços abusivos

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa deu continuidade, nesta…

7 de janeiro de 2025