A oferta de vagas temporárias será menor neste ano, em relação a 2014. É o que aponta a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande no período de 20 a 23 de outubro, com empresários da Rainha da Borborema. A maioria dos lojistas (72,6%) irá contratar apenas no mês de dezembro, mas somente candidatos com experiência. Grande parte dos entrevistados afirmou estar pouco otimista com as vendas do natal.
De acordo com o presidente da CDL, Artur Almeida, os lojistas vêm sofrendo com a crise econômica e, consequentemente, com a queda das vendas ao longo do ano. “O empresário está cauteloso e aqueles que pretendem investir em mão de obra temporária estão esperando até o último minuto como forma de evitar prejuízos e gastos desnecessários com a folha de pagamento”, ressalta.
Os lojistas que afirmaram que vão contratar, devem admitir de um a cinco funcionários temporários por loja, mas exigem que os candidatos tenham experiência. O cargo de vendedor será o mais ofertado neste fim do ano, segundo 75% dos empresários. A seguir aparecem as vagas de caixa (10%) e fiscal de loja (5%).
Segundo Artur, os candidatos a essas vagas devem ser comunicativos além de ter disponibilidade de horário. “A força de vontade é um item que sempre é muito observado pelos lojistas”, completa.
A maior parte das contratações será efetuada somente no mês de dezembro, segundo 72% dos entrevistados. Artur esclarece que o aumento do fluxo de clientes às vésperas do Natal é certo devido ao pagamento da segunda parcela do 13º salário. “Os consumidores devem ir às compras e para não perder vendas, boa parte dos lojistas deve abrir vagas para atender a clientela apenas nesse período”, afirma.
A expectativa da CDL é de que 247 vagas temporárias sejam criadas no comércio varejista neste final de ano. O índice registra a queda de 50% na comparação com o mesmo período de 2014, quando foram admitidos 494 temporários.
Quem está de olho em alguma das oportunidades disponíveis no mercado tem à disposição o Banco de Talentos da CDL. A plataforma é uma ótima oportunidade para quem quer mudar de emprego ou está desempregado. Os lojistas costumam utilizar o serviço em busca de profissionais qualificados para ocupar as vagas disponíveis. Basta acessar o http://www.cdlcampina.org.br/btalentos e fazer o cadastro gratuitamente. As informações registradas no Banco de Talentos ficam restritas apenas aos associados CDL.
Ascom
Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…
Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…
Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…
Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…
Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…
Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…