Com projeção de compras de Natal cada vez mais antecipadas, empresas dos setores de comércio e serviços da Paraíba já iniciaram as seleções para a contratação temporária de funcionários. O crescimento da demanda por presentes para dezembro começa aquecer no início do último trimestre do ano e exige que os varejistas aumentem suas equipes, convocando até 25 novos profissionais nas grandes empresas.
O presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, diz que “as empresas já começam a sondar os candidatos em outubro e, especialmente, em novembro, pois elas têm que ter um tempo para treiná-los antes que a correria do final do ano tenha início de fato”, afirmou, calculando em 5% a 6% o índice de aumento do quadro de funcionários nas lojas paraibanas.
“Neste ano, o varejo está reforçando a importância de fazer as compras de Natal com muita antecedência, por isso, muitas lojas já estão com uma variedade enorme de produtos e algumas até já contrataram. Muita gente já foi chamada por causa do Dia das Crianças, permanecendo até o final do ano”, comentou, apontando as lojas de eletrodomésticos, calçados, vestuário e móveis como as que devem contratar mais neste ano. “As lojas de departamento e os shoppings têm grande participação, além dos hotéis, restaurantes e lanchonetes”, disse.
No Shopping Tambiá, na capital, a expectativa é que as contratações cresçam de 10% a 15% sobre o último trimestre de 2011. Em razão do incremento das vendas, muitas lojas já estão buscando e treinando os novos funcionários. “Temos de 1,5 mil a 2 mil trabalhadores efetivos e o número de contratações deve ser bem maior do que em 2011, pois notamos um aumento nas vendas durante todo este ano”, explicou o gerente de marketing do shopping, Cláudio Andrade. Já quanto ao número de novos funcionários, a tendência é que haja uma grande variação. “Isso vai depender do tamanho e da categoria da loja. Algumas contratam até 30 pessoas, outras só uma ou duas”, acrescentou.
Na Casa Pio, o processo de contratação já está em andamento desde o final de setembro. O vendedor Gledson Gomes Ventura é um dos que acabaram de chegar na empresa. A esperança para o novo contratado é que as vendas nos próximos meses aqueçam para uma possível efetivação no cargo. “Já trabalhei em outras lojas em períodos especiais como o final do ano ou o São João. Acho muito importante esse tipo de oportunidade, pois ganhou experiência e, quem sabe, posso ficar em definitivo”.
Segundo o gerente da Casa Pio, Paulo César, a rede de calçados já contratou dez trabalhadores em menos de um mês, número que deve chegar aos 25 até dezembro. “Precisaremos de um ou dois funcionários a menos do que em 2011, pois mudamos o sistema da loja e não é mais necessário tantos temporários. De qualquer forma, esse tipo de contratação é necessária, além de ser uma chance de encontrarmos alguém realmente bom que possa somar à empresa futuramente”, finalizou.
Segundo o Sine de João Pessoa, a demanda por profissionais aumentou especialmente nas áreas de comércio e turismo.
JORNAL DA PARAÍBA
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…