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Confiança do Paraibano cresce 4,29% em outubro

A confiança do consumidor na Região Metropolitana de João Pessoa apresentou crescimento de 4,29% no mês de outubro em relação ao mês anterior, revela o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba – IFEP. O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), apurado pelo instituto atingiu 67,77 pontos na escala que varia de zero (total pessimismo) a cem (total otimismo). De acordo com o estudo, a confiança do consumidor aumentou pelo sexto mês consecutivo, e atingiu o maior patamar desde o início da série histórica em julho de 2007. “O bom desempenho registrado pelo ICC pode ser atribuído, em parte, pela recuperação do emprego e renda do trabalhador, inflação controlada e desempenho positivo das vendas do varejo, mostrando que a ‘crise’ já faz parte do passado. Existe, ainda, um outro fator: as contratações temporárias que o comércio varejista realiza para atender a demanda que comumente aumenta durante as festas de final de ano", explicou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.

Segundo o levantamento, os dois indicadores que compõem o ICC apresentaram, na comparação outubro/2009 com o mês anterior, resultado positivo. O Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que mede a confiança do consumidor em relação à sua situação futura, subiu 5,13%. Já o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mensura o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, aumentou 3,33%.

O levantamento constatou que, na avaliação por sexo, os homens estão mais confiantes que as mulheres, mas ambos apresentaram crescimento no índice. Por faixa de renda, os consumidores que ganham até dois salários mínimos mensais foram os que apresentaram o maior aumento no nível de confiança (7,92%). Este índice pode ser um reflexo da proximidade do recebimento parcial ou total do décimo terceiro salário, que tem grande influência no comportamento destes consumidores. Quanto à faixa etária, o maior aumento de confiança foi verificado entre os consumidores acima de 59 anos (8,08%). Ainda segundo a pesquisa, o Índice de Confiança do Consumidor registrou expansão de 13,08% na comparação de outubro/2009 com outubro/2008.

Metodologia

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba – IFEP entrevistou cerca de 450 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu nas duas primeiras semanas deste mês. O principal objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores residentes na região metropolitana de João Pessoa considerando a situação econômica atual e as expectativas para a situação futura.
 

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