Categorias: Economia

Consumidor Digital: especialista comenta sobre futuro das lojas de varejo presencial

PUBLICIDADE

Em recente artigo publicado o professor José Austerliano Rodrigues, especialista Sênior em Sustentabilidade de Marketing e Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, com ênfase em Sustentabilidade e Marketing, comentou sobre o cenário de mudanças que criou um conjunto de paradoxos para os profissionais de marketing sustentável enfrentarem, sendo um deles a interação on-line versus a interação off-line (Marketing 4.0), num varejo sem loja no Brasil, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo ele, ambas (lojas físicas e online) devem continuar existindo, mas tendo essa segunda opção uma ampliação. “Ambas devem coexistir e ser complementares, com o objetivo comum de fornecer uma experiência superior ao consumidor. Além disso, existe o paradoxo do consumidor informado versus o consumidor distraído. Mesmo com a conectividade munindo os consumidores com informações abundantes, eles também se tornam dependentes demais das opiniões dos outros (círculo social), que muitas vezes se sobrepõem às preferências pessoais. As mudanças e tendências estão aí. Uma nova espécie de consumidor digital, aquela que será a maioria no futuro próximo, está emergindo globalmente – jovem, urbana, de classe média, com mobilidade e conectividade fortes. Embora a maioria das mercadorias e dos serviços seja vendida em lojas, mais conhecido como loja de departamentos, o varejo sem loja tem crescido muito mais rapidamente do que as lojas de varejo, principalmente em razão do e-commerce (venda pela internet) e do m-commerce (venda via celulares e tablets)”, disse o especialista.

Portanto segundo o professor, as empresas brasileiras precisam entender que mais pontos de contato e volume mais alto nas mensagens não se traduzem necessariamente em maior influência. É preciso se destacar da multidão e conectar-se de forma significativa com os consumidores em apenas alguns poucos pontos de contato cruciais (cultural, social e pessoal). Além disso, converter novos consumidores digitais em defensores fiéis envolve uma série de atividades de engajamento do consumidor na era da Revolução Digital.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025