Categorias: Economia

Contribuintes têm mais agilidade para resolver trâmites fiscais online

PUBLICIDADE

 Os contribuintes de João Pessoa agora têm mais agilidade e rapidez para resolver pela internet as questões relacionadas a serviços de tributação, arrecadação e fiscalização. Sem sair de casa, apenas acessando o endereço eletrônico http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/receita/, o contribuinte poderá adiantar boa parte do processo.

Na página da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é possível emitir o boleto de pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), Nota Fiscal e Imposto Sobre Serviços (ISS). Do lado direito da página, o contribuinte também vai encontrar os itens: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Portal do Contribuinte, Portal do Fornecedor, Consulta de Processos e Declaração de Serviço.

O chefe do gabinete da Secretaria da Receita (Serem), Francisco Helder Vidal, disse que em breve o portal irá ser reformulado e serão inseridos novos serviços e aumentados os locais de atendimento da secretaria.

De acordo com o relatório de análise tributária da Serem, em outubro de 2013 foram emitidas 136.106 notas fiscais eletrônicas e em dezembro do mesmo ano 201.528. O aumento foi de 18,33%. “Os sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica tiveram uma apropriada melhora nos níveis de arrecadação, permitindo um maior controle das informações”, comentou Francisco Helder.

Caso prefira, a pessoa poderá obter informações sobre os serviços da Serem indo até o Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na Rua Diógenes Chianca, 1777, no bairro de Águia Fria. O expediente é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira agora passo a passo como fazer para emitir notas fiscais eletrônicas e outros serviços da Secretaria da Receita Municipal:

Portal do Contribuinte – No portal, o contribuinte vai encontrar o preço atualizado diariamente da Unidade Fiscal de Referência (UFIR). Poderá também consulta a ficha cadastral do imóvel, emitir a segunda via do IPTU, certidão negativa, parcelamento de débitos, calendário fiscal e a legislação tributária.

Nota Fiscal – Para emitir uma nota fiscal pela internet basta dar um clique em cima do nome ‘Nota Fiscal’, que vai abrir uma segunda tela pedindo que o contribuinte coloque o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), se for empresa, além de inserir a senha, colocar o valor e em seguida emitir o boleto. O documento pode ser pago em agências bancárias, lotéricas ou via caixa eletrônico com débito em conta corrente do contribuinte.

Caso seja o primeiro acesso do contribuinte e não tenha senha, ele terá que ir até ‘Declaração de Serviço’, clicar em primeiro acesso, fazer o cadastro e gerar sua senha de acesso. Em seguida, ele retorna a ‘Nota Fiscal’ e gera seu boleto.

ISS – O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) pode ser encontrado no portal tanto para empresas como para profissionais autônomos. Basta inserir a inscrição municipal e obter o formulário para pagamento. No local tem ainda os requerimentos e informação da documentação necessária para inscrição/alteração no cadastro mercantil para pessoa jurídica, informação sobre autarquia ou Fundação Pública; além de Requerimentos de Reconhecimentos de Imunidade Tributária (ISS) para autarquias ou fundações públicas, entidades religiosas, entidade Sindical dos Trabalhadores; Partido Político e suas Fundações; Instituição de Educação e Instituição de Assistência Social.

 

Secom-JP

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024