Categorias: Economia

Curso de corte e costura vira negócio de 10 milhões anual

PUBLICIDADE

Na  década de 1970, Carmem Aparecida de Freitas era presidente da Associação de Pais e Mestres do colégio onde seu filho Aluízio estudava, em São Paulo, quando decidiu organizar um curso de corte e costura para os pais dos alunos. A iniciativa, a princípio despretensiosa, fez tanto sucesso que Carmem e o marido, José, resolveram comprar a editora Sigbol, que publicava o método utilizado no curso, e montar uma escola de moda que hoje é uma franquia com 2,2 mil alunos e faturamento anual de cerca de R$ 10 milhões.

“Como boa parte das pessoas tinha dificuldade para fazer os moldes das roupas, minha mãe decidiu pesquisar métodos para simplificar o processo, e descobriu um no qual você seguia algumas bolinhas para preparar seu molde”, conta Aluízio Alberto de Freitas, que hoje administra a empresa criada pelos pais.

 

O método utilizado por Carmem tinha sido criado por uma italiana chamada Elvira Nunari. Com o tempo, as duas se tornaram amigas e, como Elvira já estava com uma idade bastante avançada, decidiu vender a marca para os pais de Aluízio. “Inicialmente, era apenas uma editora que vendia encartes impressos do material. Porém, apesar de o método ser muito simples, várias pessoas procuravam a empresa com dúvidas, e meus pais decidiram organizar aulas gratuitas nos finais de semana”, acrescenta.

 

Aos poucos, a demanda pelas aulas foi aumentando e, em 1982, os pais de Aluízio decidiram abrir uma escola com um curso básico de corte e costura. A ideia deu certo e a Sigbol passou a contar com um grande número de alunos, o que permitiu o crescimento da empresa. “Hoje contamos com cerca de 30 cursos diferentes, que vão desde as noções mais simples até a formação de estilistas, além de especializações em moda masculina, feminina e infantil”, revela Aluízio, que assumiu o comando da empresa em 1996.

 

Visando expandir ainda mais os negócios, a Sigbol aderiu ao modelo de franquias em 2011. Atualmente, a rede conta com 18 unidades, sendo que nove delas pertencem a franqueados, e Aluízio espera que este número cresça mais ainda em breve. “Estamos nos focando na expansão da rede, e queremos chegar a 250 unidades em cinco anos. Temos um grande potencial, e acredito que nosso sucesso se deve à especialização e à longa história que temos na área”, projeta o empresário.
 

 

Prima Página-Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhony Bezerra anuncia candidatura a deputado estadual em 2026 com foco em CG

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), revelou, em entrevista nesta quarta-feira(27),…

27 de novembro de 2024

Deputada Carla Zambelli se solidariza com Cabo Gilberto após indiciamento pela PF

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) demonstrou solidariedade ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB)…

27 de novembro de 2024

Júnior Araújo endossa habilidade de Galdino para sucessão ao governo da Paraíba em 2026: “Tem força para agregar”

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (27), que Adriano Galdino…

27 de novembro de 2024

Falta insulina na Farmácia Popular em todo o país, um risco para quem tem diabetes

Falta insulina na Farmácia Popular em todo país, um risco para a saúde de quem…

27 de novembro de 2024

População de rua da Paraíba tem aumento de quase 400% em sete anos; são mais de 400 só na Capital

Idosos, jovens e adultos abandonados. Caídos nas ruas. Ao relento e enfrentando a chuva e…

27 de novembro de 2024

Galdino propõe equação política para garantir segurança ao afastamento de João Azevêdo em 2026

Após ser reeleito por unanimidade e antecipadamente como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…

27 de novembro de 2024