Investimentos ancorados na variação da taxa de câmbio brasileira despontam como os mais rentáveis no mês de janeiro, enquanto a Bolsa de Valores, que proporcionou um retorno surpreendente no ano passado, assombrou investidores com uma das piores quedas no período.
A variação do dólar comercial foi de 8,30% em janeiro. Boa parte dessa valorização na segunda quinzena do mês, quando os investidores se assustaram com a deterioração da contas da Grécia (enfraquecendo o euro) e medidas da China para conter o crescimento, entre outras questões.
O ouro, commodity sempre procurada por agentes financeiros em momentos de maior nervosismo, também forte alta, de 5,72%, pela referência dos preços negociados na BM&F.
Os fundos de investimentos do tipo Renda Fixa e DI apresentaram rentabilidade média de, respectivamente, 0,77% e 0,57%, pelos cálculos da Anbima (com dados atualizados até o dia 26).
A mais popular aplicação do país, a caderneta de poupança, teve retorno de 0,50% neste mês.
E como pior aplicação do mês, a Bolsa de Valores sofreu com um forte movimento de realização de lucros, a reboque de uma fuga de capital estrangeiro (em torno de R$ 2 bilhões). O índice Ibovespa, referência para boa parte dos fundos de renda variável dos bancos, retrocedeu 4,65% em janeiro. Trata-se do pior "tombo" da Bolsa de Valores num mês desde outubro de 2008 (queda de 24,7%), em plena crise mundial.
A inflação de janeiro foi calculada em 0,63%, pela referência do IGP-M (utilizado para o reajuste dos aluguéis), ou 0,52%, pela leitura do IPCA-15 (que reflete o custo de vida para famílias com renda até 40 salários mínimos).
Folha Online
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…