O dólar opera em alta hoje, quarta-feira (26/06), dia em que o mercado analisa os novos dados da prévia da inflação brasileira para junho. A alta de preços foi de 0,39% em junho, abaixo das expectativas do mercado financeiro, mas com alta nos preços de alimentos e núcleo de serviços preocupante.
O dólar à vista operava em alta de mais de 1% na manhã desta quarta-feira , influenciado pelas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltou a criticar o corte de gastos e defender o equilíbrio fiscal através da arrecadação.
Às 13h20, a moeda norte-americana subia 1,11%, a R$ 5,5108. No mesmo horário, o Ibovespa caía 0,13%, aos 122.169,78 pontos.
O dólar já começou o dia em alta, em sintonia com o avanço quase generalizado da moeda norte-americana no exterior, com investidores no Brasil avaliando ainda os dados do IPCA-15. Mas ganhou ainda mais força após as falas de Lula.
Além disso, o cenário no exterior segue incerto, em especial após uma declaração de uma diretora do Federal Reserve (Fed), o banco central americano) que também reiterou que os juros americanos devem permanecer altos por mais tempo. O mercado espera dados de inflação americana na sexta-feira para reafirmar essa posição.
Redação