Categorias: Economia

É mais complicado tributar investimento estrangeiro na saída, afirma Mantega

PUBLICIDADE

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (21) que é “mais complicado” tributar o investimento estrangeiro na Bolsa de Valores e em renda fixa na saída do capital do Brasil, como desejam setores do mercado. Mantega disse que está aberto a discutir a possibilidade, mas que o governo escolheu aplicar a cobrança do IOF na entrada do capital estrangeiro pela facilidade na operação.

“É mais fácil você tributar na entrada em termos de avaliação porque o governo tem este dado preciso, porque quando entra capital de fora tem de fazer cambio, traduzir de dólar em reais, aí nós tributamos. Na saída é mais complicado”, disse o ministro.

Segundo o ministro, a intenção da tributação é evitar o capital especulativo, que fica pouco tempo no país. Representantes do mercado financeiro criticaram a medida por entender que a tributação deveria ser na saída, se o objetivo é barrar esse tipo de investimento.

 

Para Mantega, a tributação sobre o investimento estrangeiro não deverá atrapalhar as perspectivas de abertura de capital de empresas. Ele destacou que o foco é impedir o investimento de curto prazo, considerado especulativo.

“Não acredito que haja diminuição da abertura de capital porque quando você faz uma subscrição da ação de uma empresa você está preocupado com o retorno financeiro, com a rentabilidade, com o dividendo que aquela ação vai dar, então, está apostando na produção. Isto não foi afetado pela medida. O que vai diminuir é o fluxo do curto prazo, que querem aplicar hoje na bolsa para sair amanhã”, disse o ministro.

 

Manteba afirmou estar aberto a debater com o setor a medida e disse que poderão ser tomadas medidas “adicionais”. A medida de tributar o capital estrangeiro, segundo ele, não foi discutida anteriormente porque não se poderia “vazar” informações para o mercado.

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024