O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez hoje um balanço positivo de sua gestão e defendeu a aplicação de recursos economizados pela Casa em programas sociais do governo federal.
Segundo ele, medidas de "austeridade interna" permitiram uma economia de R$ 275 milhões ao longo deste ano, que serão devolvidos aos cofres da União.
"Recomendamos a aplicação desses recursos nos programas sociais, notadamente na construção de creches e no Bolsa Família. Os recursos que agora devolvemos são suficientes para a construção de 180 creches ou para o pagamento anual de 241 mil bolsas família", disse o senador.
Em seu discurso, ele apontou como medidas positivas o fim do 14º e 15º salários de parlamentares e senadores, a extinção de funções comissionadas e a redução do número de funcionários terceirizados contratados.
"O controle social nos ajuda a corrigir erros, a eliminar vícios e aperfeiçoar distorções. No quesito transparência e controle público, aprofundamos o muito que já havia sido feito pelo presidente José Sarney (PMDB-AP)", afirmou.
TSE
O presidente do Senado Federal voltou a criticar decisões do poder Judiciário com impacto no Legislativo.
"Sustamos os efeitos da resolução do TSE que modificava o quantitativo de deputados em vários Estados da federação, já que isso é competência do Congresso Nacional. (…) Hoje no Brasil é muito importante que outros poderes da República saibam que quem tem delegação do povo para legislar é o Congresso Nacional", afirmou.
Renan afirmou ainda que, ao longo de 2013, foram aprovadas 615 matérias, entre projetos de lei, propostas de emenda à constituição, medidas provisórias, projetos de resolução e decretos legislativos, contra 405 no ano anterior. Ele elogiou ainda a reação da casa às manifestações populares que tomaram conta do país em junho.
"Aprovamos mais de 40 propostas em menos de 20 dias dando respostas às demandas das ruas. Muitas delas, como todos sabem, ainda tramitam na Câmara dos Deputados."
"Estamos no caminho certo para ser o Senado que a sociedade deseja", concluiu
TN Online