Economista avalia alta na recuperação do mercado de trabalho na Paraíba: “Era esperada”

PUBLICIDADE

Um dos pontos mais importantes para recuperação da economia, nesse pós-pandemia com certeza é a geração de empregos, que muda a realidade de milhões de desempregados. Neste sentido dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), revelam que a Paraíba vem apresentando este ano um desempenho superior ao nacional na recuperação do mercado de trabalho. Quem analisa esses dados é o economista e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nelson Rosas.

De acordo com a pesquisa, a taxa de ocupação no estado encerrou o segundo trimestre de 2022 em 45,3%, o que significa que, a cada 100 paraibanos com mais de 14 anos de idade, 45 estavam ocupados na semana da pesquisa. Esse índice é 4,14% superior ao registrado no final de 2021, o que corresponde à terceira maior alta do Nordeste e à sexta maior do país, segundo o levantamento, realizado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No final do ano passado, cerca de 1,391 milhão de paraibanos com mais de 14 anos declaravam estar ocupados. No final do segundo trimestre de 2022, esse número aumentou para 1,459 milhão, uma variação de 68 mil pessoas.

Para Nelson Rosas, a retomada das atividades era esperada, em consonância com o fim das restrições condicionadas pela pandemia de Covid-19. “Era esperada. A partir do aumento dos índices de vacinação, as pessoas foram retomando as atividades cotidianas, os ambientes voltaram a ser frequentados”, assinala. Segundo ele, com o aumento do consumo, há maior demanda por mão de obra. Nelson Rosas frisa, contudo, que os dados da ocupação levam em conta as atividades informais. “Os números incluem também os vendedores ambulantes e as pessoas que trabalham por conta própria, os quais tiveram prejuízos na fase restritiva da pandemia”, disse destacando ainda que na comparação do índice de ocupação da Paraíba, no segundo trimestre deste ano, com igual período de 2021, houve um crescimento de 9,7% na quantidade de pessoas ocupadas. Havia, ao fim de junho do ano passado, 1,330 milhões de pessoas com mais de 14 anos desempenhando alguma atividade ocupacional. Um ano depois, o número aumentou em 129 mil pessoas.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF tem cinco votos para manter prisão de Robinho; julgamento será retomado dia 26

O Supremo Tribunal Federal (STF) registra neste sábado (16) cinco votos para manter a prisão…

16 de novembro de 2024

Em reunião do G20, no RJ, Cícero destaca protagonismo de JP e importância dos municípios nos debates sobre o planeta

O prefeito Cícero Lucena participa, desde a quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, de um…

16 de novembro de 2024

Veneziano destaca protagonismo do Brasil em painel sobre descarbonização na COP 29, no Azerbaijão

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, participou da COP 29 em…

16 de novembro de 2024

Mixto-PB vence Botafogo-PB e conquista bi paraibano de futebol feminino com show de Tamara

Na tarde dessa sexta-feira (15), o Mixto-PB sagrou-se bicampeão paraibano de futebol feminino ao derrotar…

16 de novembro de 2024

Somente um trecho de praia está impróprio para banho na Paraíba, aponta relatório da Sudema

A Paraíba apresenta apenas um trecho de praia impróprio para banho, conforme o relatório semanal…

16 de novembro de 2024

Trabalhadores e movimentos sindicais protestam contra escala 6×1 em João Pessoa e Campina Grande

Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, trabalhadores, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos…

16 de novembro de 2024