Categorias: Economia

Em 5 anos, número de MEI cresceu quase 103% na Paraíba

PUBLICIDADE

Em cinco anos, o número de microempreendedores individuais (MEI) cresceu quase 103% na Paraíba. Os dados são do Sebrae Paraíba, com base nos registros da Receita Federal, entre agosto de 2014 e 2019. O levantamento apontou crescimento de 102,7% no número de microempreendedores individuais (MEI) registrados mo Estado. Segundo o Sabrae, nesse período, a Paraíba passou de 58.067 para 117.731 registros de microempreendedores individuais.

Além do número de MEIs, o levantamento também aponta um crescimento de 4,9%, no mesmo período, em relação à quantidade de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) registradas no estado. Em agosto de 2014, conforme os dados da Receita Federal, a Paraíba tinha 47.735 MEs e EPPs cadastradas, número que em agosto desse ano era de 50.112.

Considerando de forma geral o número de optantes do Simples Nacional, as estatísticas também indicam um incremento no estado no período de cinco anos. Em agosto de 2014, a Paraíba contava com 105.802 optantes, número que passou a ser de 167.843 no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 58,6%.

Os economistas destacam  três fatores que contribuíram para o aumento do número de pequenos negócios no estado: facilidade na abertura e legalização de um negócio, a crise que fez o desemprego crescer e transformou a ideia de montar um pequeno negócio em uma opção e, por último, a mudança cultural que traz o empreendedorismo como alternativa de vida e carreira para a nova geração.

O número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou neste ano a marca de 8 milhões, reflexo do aumento do desemprego em todas as regiões.

Para os economistas o avanço na formalização reflete a necessidade do brasileiro de buscar novas fontes de renda em meio a um cenário de desemprego recorde, alta na inflação e perda de confiança

Apesar do crescimento do microempreendedorismo, a Paraíba tem conseguido abrir novos postos de trabalho. No mês de julho, a Paraíba gerou mais de 1.870 vagas de emprego com carteira assinada, conforme levantamento divulgado pelo Ministério da Economia e feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados apontam que 12.015 pessoas foram admitidas nesse período, enquanto 10.145 foram demitidas no estado. No ranking, a Paraíba ficou em 9º lugar e São Paulo liderou o levantamento, com 20.204 oportunidades criadas.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024