Categorias: Economia

Em quatro anos, professores tiveram 34,5% de reajustes

PUBLICIDADE

Os professores da rede municipal de ensino da Capital tiveram 34,5% de reajustes sobre o salário base, no período de 2005 a 2008. O levantamento foi feito pela Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), nesta sexta-feira (17). Atualmente, a remuneração total de um professor de Educação Básica I, para um regime de 40 horas, é de R$ 1.078,84. Já o professor de educação básica II com mesma jornada de trabalho recebe como remuneração total R$ 1.328,14. Nestes valores, estão incluídas gratificações por serviço especial mais o percentual do pó de giz.

Os programas de valorização do professor encabeçados pela PMJP vão além da valorização salarial. Em 2007, o Governo Municipal realizou um concurso público com mais 900 vagas. Por meio desta seleção, foram classificados 401candidatos para professores da educação básica I e 211 candidatos para a educação básica II. Já estão atuando na rede 522 professores concursados.

Outra inovação voltada para qualificação do ensino público em João Pessoa é o programa de formação continuada, que atende, além do professor, os demais profissionais que trabalham nas escolas.

Dividida por áreas de atuação, essa atividade é realizada quinzenalmente, buscando repassar ao professor ferramentas pedagógicas para aperfeiçoar seus trabalhos em sala de aula e ainda fomentar a discussão sobre como essas ações são aplicadas diariamente nas salas de aula. Hoje, pelo menos 3.500 professores participam deste projeto.

A mais recente iniciativa do Governo Municipal direcionada para o servidor da educação foi a criação do prêmio ‘Escola Nota 10’. Por meio dessa iniciativa foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

A publicação dos resultados acontecerá no final do ano letivo de 2009 e de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades de ensino poderão receber como premiação o correspondente a um 14º salário, caso a escola atinja 100% de êxito, e a unidade de ensino receberá o selo de Escola Nota 10.

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hervázio detona acenos da oposição a Adriano e questiona “intenções” do grupo: “Querem apagar fogo com gasolina”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) manifestou desconfiança em relação aos recentes gestos de solidariedade…

17 de janeiro de 2025

Assessor de Lula enaltece possibilidade de Aguinaldo Ribeiro assumir liderança do governo na Câmara: “Grande aquisição”

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, destacou nesta sexta-feira (17)…

17 de janeiro de 2025

Após intervenção de aliados, mal-estar entre João e Galdino estaria “resolvido”, segundo deputado da base

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Luís Torres, da Rádio Arapuan, o deputado estadual…

17 de janeiro de 2025

Hervázio diz que tensão entre João e Adriano preocupa a base e prega resolução rápida do conflito

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) expressou preocupação com o clima de tensão entre o…

17 de janeiro de 2025

Sisu 2025: UFPB publica edital de cadastramento dos aprovados na Chamada Regular

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento obrigatório para…

17 de janeiro de 2025

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 na primeira quinzena de janeiro

Na primeira quinzena de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma redução…

17 de janeiro de 2025