Categorias: Economia

Empreendedorismo: em 11 meses, número de pequenos negócios cresce 18% na Paraíba

PUBLICIDADE

Marcado por diversas dificuldades sociais e econômicas, o ano de 2021 se aproxima de seu término reafirmando a importância do empreendedorismo e dos pequenos negócios para a geração de renda e de novas oportunidades na Paraíba. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados disponibilizados pela Receita Federal, o número de pequenos negócios abertos no estado aumentou 18% entre os meses de janeiro e novembro deste ano, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

De acordo com os dados, em janeiro deste ano o estado contava com 201.308 pequenos negócios optantes do Simples Nacional, número que passou a ser de 237.650 no final do mês de novembro. Já entre os microempreendedores individuais, o aumento também foi de 18%, considerando que em janeiro o estado contava com 153.125 MEIs, número que cresceu para 180.696 em novembro.

Por sua vez, as microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional registraram crescimento de 18,2% no mesmo período. Em janeiro de 2021, elas somavam 48.183 negócios no estado, número que passou a ser de 56.954 no final de novembro, conforme o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba.

Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, o número de novos negócios abertos em 2021 possui relação direta com as mudanças que a pandemia do coronavírus vem provocando na sociedade desde o ano passado. “Temos acompanhado os diversos movimentos por trás desse volume de formalizações e boa parte dele recebe impacto direto do fechamento de grandes e médias empresas. Houve, também, uma forte migração para o modelo de terceirização, que se tornou viável por conta da chegada do home office”, explicou.

Ainda de acordo com a gerente, os novos comportamentos do consumidor também possuem influência nesse cenário. “Outro ponto que estamos observando é o fato de que o consumidor, durante a pandemia, mudou seus hábitos e ainda criou novas formas de consumir, o que certamente influenciou na criação de novas empresas. Nesse cenário, os serviços de cuidados pessoais, de manutenção e a cadeia de logística para alimentação e e-commerce foram os segmentos que mais produziram novos registros de negócios”, acrescentou Ivani Costa.

PB Agora com informações do Sebrae

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024