O Governo do Estado está apto a contrair empréstimo de US$ 126,8 milhões do Banco Mundial. O recurso será investido em obras que visam melhorar a gestão hídrica na Paraíba, aumentando a disponibilidade de água na Região do Semiárido e melhorando a qualidade dos serviços de gestão e saneamento na Região Metropolitana de João Pessoa.
A ação vai beneficiar toda a população da Paraíba, especialmente as regiões do Agreste e Curimataú, que irão receber água de qualidade por meio do Sistema Adutor Transparaíba, atendendo 27 municípios. O Projeto de Segurança Hídrica contemplará ainda a reestruturação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), bem como permitirá o reordenamento do esgoto de João Pessoa, ampliando a capacidade de tratamento da Cagepa na Capital.
A secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo, que também é coordenadora do projeto, citou que este levou 11 meses para ser concluído. A próxima etapa é aguardar os trâmites do Governo Federal, que irá encaminhar ao Senado o pedido do empréstimo.
A assinatura do contrato está prevista para o primeiro semestre, e início das obras ainda no segundo semestre de 2019.
“Com isso, iniciaremos a execução de um projeto que vai melhorar a segurança hídrica e promover a eficiência e expansão dos serviços de água no Estado”, ressaltou Virgiane. Para o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, a expansão e a modernização dos serviços são essenciais para melhorar não apenas a qualidade de vida da população, mas também o desenvolvimento do Estado.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…