O índice de endividamento do consumidor na Região Metropolitana
de João Pessoa (RMJP) reduziu 1,77p.p no mês de março, na comparação com
fevereiro. O levantamento foi realizado pelo Instituto Fecomércio de
Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP).
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
(Peic) constatou que, em março, 74,73% dos consumidores possuíam algum tipo
de dívida voluntária (parcelamentos de cartão de crédito, cartão de loja,
cheque especial ou qualquer tipo de financiamento) contra 76,50% no mês
anterior. Na comparação com o mesmo período de 2013, a taxa de
endividamento também apresentou uma queda, com 2,85 pontos percentuais a
menos, uma vez que em março do ano passado o percentual de endividados foi
de 77,58%.
“A redução verificada na taxa de endividamento do consumidor paraibano em
março de 2014 pode ser atribuída, em parte, a uma certa cautela do
consumidor em adquirir novas dívidas decorrente de fatores como taxa de
juros elevada, aumento da inflação, além do pagamento de impostos que
normalmente acontece nos três primeiros meses do ano (como IPTU e IPVA) que
oneram o orçamento doméstico e resulta numa redução do nível de
endividamento”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi
Medeiros.
Na análise por gênero, as mulheres apresentaram uma queda maior do
endividamento (-1,96p.p) enquanto os homens reduziram 1,48p.p. Por faixa
salarial, os consumidores com rendimentos de até dois salários mínimos
foram os que mais reduziram as dívidas (-2,11p.p), seguidos pelos que
ganham de três a quatro salários mínimos (-1,65p.p). Com relação à idade,
as pessoas entre 48 e 58 anos tiveram a maior queda de endividamento
(-2,60p.p).
Entre as razões apontadas para o surgimento das dívidas, mais uma vez o
cartão de crédito foi o mais citado, com 74,46% dos consumidores. Em
segundo lugar aparece o financiamento de veículos (14,39%), seguido pela
prestação da casa própria (8,27%), carnê de loja (7,55%) e cheque especial
(6,12%). Neste quesito, o entrevistado podia citar mais de um item, por
isso o somatório ultrapassa 100%.
Segundo o levantamento, os consumidores apresentaram, em média, 38,18% de
comprometimento de sua renda mensal com pagamento de dívidas. Este
resultado ficou praticamente estável com relação a fevereiro de 2014,
quando o percentual foi 38,15%. As mulheres (40,46%) comprometeram mais a
renda com dívida do que os homens (35,43%). Por faixa etária, os
consumidores entre 26 e 36 anos foram os que apresentaram a maior taxa de
comprometimento da renda com dívidas (40,52%). Por renda, os consumidores
recebem até dois salários mínimos foram os que mais comprometeram a renda
com pagamento de dívidas (48,71%). O número ultrapassa o ideal recomendado,
que é de 30% da renda líquida comprometida para pagamento de dívidas.
Inadimplência*
De acordo com a Peic, a taxa de inadimplência (consumidores que
não podem quitar as contas atrasadas em um prazo de 90 dias) registrou
7,50% em março. O percentual representa uma leve alta de 0,52 pontos
percentuais, já que em fevereiro o número de inadimplentes atingiu 6,98%. O
estudo mostrou, ainda, que 14,39% dos consumidores possuem contas em
atraso, uma taxa levemente maior comparada ao mês anterior, quando os
endividados com contas atrasadas somavam 14,05%.
A principal razão pelas contas em atraso, de acordo com
entrevistados, é a falta de planejamento nos gastos domésticos (49,50%). Em
seguida, aparecem motivos relacionados à inflação (11,00%), desemprego na
família (8,75%) e não recebimento do montante destinado à compra para
terceiros (7,80%). A maioria dos consumidores com contas atrasadas (57,50%)
tentou renegociar suas dívidas. Destes, 30,43% não encontraram impedimentos
para negociar. Os demais apontaram as seguintes dificuldades: elevada taxa
de juros (39,13%), a falta de recursos financeiros (34,78%) e os prazos
curtos para pagamento (17,39%). Os casos em que os credores não admitiram
renegociação correspondem a 4,35%.
Em relação à intenção dos consumidores em realizar novas compras
financiadas para os próximos 90 dias de algum eletrodoméstico ou
eletroeletrônico, 26,08% manifestaram intenção de compra. Dentre os
produtos citados, os destaques foram: televisor (45,36%), refrigerador
(18,56%) e ar condicionado (14,43%). Vale salientar que neste quesito o
entrevistado também poderia citar mais de uma resposta.
*Metodologia*
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Região
Metropolitana de João Pessoa tem o objetivo de diagnosticar e traçar um
perfil dos consumidores que possuem dívidas e/ou estão inadimplentes. Os
dados da pesquisa foram coletados durante os 10 primeiros dias do mês com
cerca de 390 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa,
escolhidos de forma aleatória com a exigência de possuir renda e ser maior
de idade.
Ascom