Categorias: Economia

Endividamento recua em setembro na Região Metropolitana de João Pessoa

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Em setembro, houve redução de 3,36 pontos percentuais no nível de
endividamento do consumidor na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP).
Entre os entrevistados, 76,89% afirmaram possuir algum tipo de dívida
voluntária, contra 80,26% registrado no mês anterior. O levantamento foi
realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da
Paraíba (IFEP).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa de endividamento
também apresentou retração, a queda foi de 0,97p.p, já que em setembro de
2011 o percentual de endividados foi 77,87%. As dívidas voluntárias são
aquelas adquiridas em compras parceladas no cartão de crédito, cartão de
loja, cheque especial, entre outras.

“Esta retração da taxa de endividamento do consumidor pode ser atribuída à
cautela do paraibano em adquirir novos compromissos para não comprometer o
orçamento familiar e aproveitar as compras de final de ano”, analisou o
Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

Na análise por sexo, a redução do endividamento foi maior entre os homens
(-3,80p.p), passando de 80,30% em agosto para 76,51% em setembro. Já entre
as mulheres a taxa caiu 2,83p.p, variando de 80,21% para 77,38% neste mesmo
período. Por faixa salarial, os consumidores com rendimentos até dois
salários mínimos foram os que mais diminuíram as dívidas (-3,60p.p), atingindo
77,30% nesta faixa de renda. Por escolaridade, os consumidores com Ensino
Médio completo foram os que apresentaram a maior queda de endividamento (
-3,51p.p), registrando 77,27%.

O cartão de crédito apareceu como o vilão da dívida, 77,85% dos
consumidores se endividaram através do uso dele. Em segundo lugar, aparece
o financiamento de veículos (26,58%), seguido por prestação da casa própria
(10,44%) e empréstimo pessoal (8,23%). Neste quesito, o entrevistado podia
citar mais de um item, por isso o somatório ultrapassa 100%.

É importante ressaltar que a maioria dos consumidores com contas em atraso
(54,55%) tentaram renegociar suas dívidas. Destes, 6,67% não encontraram
nenhuma dificuldade na hora da renegociação. Por outro lado, as maiores
dificuldades encontradas foram apontadas como sendo a elevada taxa de juros
(70,00%), a falta de recursos financeiros (26,67%) e os prazos de
pagamentos curtos (16,67%).

Os consumidores também foram questionados sobre a possibilidade de novas
compras financiadas de algum tipo de eletrodoméstico ou eletroeletrônico
nos próximos noventa dias e 20,44% responderam afirmativamente. Os itens
mais citados foram: TV (41,67%), geladeira (25,00%), máquina de lavar
roupas (10,71%) e fogão (9,52%). Estas três últimas respostas, que o
entrevistado podia escolher mais de uma opção, sofreram a influência da
redução do IPI para linha branca.

 

*Inadimplência e contas em atraso*

Em relação às contas em atraso, em setembro, 17,41% dos entrevistados
admitiram possuir alguma dívida atrasada, resultado inferior em 3,04p.p se
comparado ao do mês de agosto. O principal motivo pelas contas em atraso é,
mais uma vez, a falta de planejamento nos gastos domésticos (63,64%),
seguido do desemprego na família (9,09%), da inflação (9,09%), entre
outros.

Já com a taxa de inadimplência, referente aos consumidores que não podem
quitar as contas atrasadas em um prazo de 90 dias, houve uma expansão de
1,02 p.p, passou de 6,25% em agosto para 7,27% em setembro.

No comprometimento da renda mensal com pagamento de dívidas, houve uma
expansão de 1,55p.p em relação ao mês anterior. A taxa atingiu 41,63% em
setembro. No entanto, o percentual “ideal” recomendado é de até 30% da
renda líquida comprometida para pagamento de dívidas, tendo em vista a
possibilidade de acontecer gastos imprevistos como acidentes e doenças.

 

*Metodologia*

Os dados da pesquisa foram coletados durante os dez primeiros dias do mês
com cerca de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa,
escolhidos de forma aleatória com a exigência de possuir renda e ser maior
de idade.
 

 


Ascom

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