A Paraíba o tempo todo  |

Especialista comemora vendas do comércio paraibano que tiveram o melhor resultado do país no último ano

O momento atual das vendas no comercio paraibano, foi destaque nacional é o que aponta os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde destaca que o volume de vendas do comércio varejista na Paraíba cresceu 13,9% no ano de 2022, o maior desempenho registrado entre todas as unidades da Federação, em comparação com 2021. Quem avaliou esses dados, foi o presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), José Marconi Medeiros, onde destaca que os números do IBGE deixam claro o empenho e a força das empresas paraibanas.

Segundo dados, da PMC a média nacional foi de 1%, o menor crescimento na série positiva iniciada em 2017, incluindo também todo o período de pandemia de Covid-19, a partir de 2020. A Paraíba também liderou no volume de vendas do varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, peças e material de construção – com crescimento de 8,4%, enquanto que a média nacional apresentou um resultado negativo de 0,6%.

Na comparação de dezembro de 2022 com o mesmo mês de 2021, a Paraíba registrou o maior crescimento do país, no varejo, com alta de 22,6%. Em segundo lugar está Mato Grosso (11,6%), um pouco acima da metade do índice de crescimento. Apenas 17 unidades da Federação tiveram resultados positivos, o que acarretou em leve crescimento nacional de 0,4%. No varejo ampliado, a Paraíba alcançou uma elevação de 21,7% no volume de vendas, também o maior do Brasil, que apresentou um recuo de 0,6%. O único resultado negativo registrado pela Paraíba foi na comparação de dezembro com novembro do ano passado, quando houve uma queda de 5,8%, no volume de vendas.

No varejo ampliado, o desempenho foi de redução de 1,7%. De acordo com José Marconi Medeiros, os números do IBGE deixam claro o empenho e a força das empresas, inclusive as de serviços e de turismo, no estado. “Nós ficamos muito satisfeitos e esperamos que o comércio da Paraíba continue atendendo bem a sociedade e melhorando cada vez mais esses números, que são muito importantes para nós”, afirmou.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe