Categorias: Economia

Especialistas comentam cenário da exploração do trabalho infantil na PB durante pandemia

PUBLICIDADE

Para o Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), Eduardo Varandas e o juiz da Infância e Adolescência de João Pessoa, Adhailton Lacet, o cenário da exploração do trabalho infantil na Paraíba, durante esse período de pandemia causado pelo vírus da Covid-19. Segundo levantamento mais recente (PnadC/IBGE 2016), cerca de 60 mil crianças e adolescentes na Paraíba, entre 5 e 17 anos, vivem em situação de trabalho precoce, mas esse número é subnotificado e de acordo com os especialistas hoje está ainda mais grave.

“A pandemia agravou a condição social das crianças e adolescentes pobres. O trabalho informal é visto, de forma maciça, nos semáforos das cidades”, comentou, Eduardo Varandas, destacando que na zona rural, também são encontradas crianças e adolescentes trabalhando na agricultura. “As feiras livres expõem crianças e adolescentes pegando frete. Nas praias, meninos e meninas vendem alimentos e outros produtos”, disse o procurador.

Para o juiz, Adhailton Lacet, a situação do trabalho infantil preocupante. Ele afirmou que muitas crianças e adolescentes estão ocupados nas piores formas de trabalho, operando tratores, beneficiamento de fumo e de lixo, sisal e cana-de -açúcar, produção de carvão vegetal, construção civil, comércio ambulante, trabalho doméstico, e até mesmo trabalho em pedreiras, chegando a desgastar as impressões digitais. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trabalho para menores de 14 anos só é permitido na condição de aprendiz. “O que nós vimos, com a pandemia, foi um agravamento do trabalho infanto-adolescente. Evidentemente que há casos de exploração, e a gente pode pontificar isso quando nos chegam as denúncias, mas normalmente é o trabalho voluntário que busca trazer um aumento de renda para o núcleo familiar”, disse.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024