Especialistas comentam como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho

PUBLICIDADE

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mercado de trabalho, trazendo mudanças significativas em diversas áreas profissionais. Sobre esse tema, o portal ouviu especialistas no assunto que exploraram como a IA está transformando as profissões, impactando a eficiência e produtividade, e criando novas oportunidades de carreira.

Segundo o Web Designer, Eli Morais, a IA está automatizando tarefas repetitivas, transformando profissões e criando novas carreiras. “Setores como atendimento ao cliente, manufatura e serviços são os mais afetados pela automatização”, fala Eli, destacando ainda que a IA melhora a eficiência e produtividade, permitindo decisões mais informadas e rápidas nas empresas, porém ele salienta que a adoção da IA exige requalificação e adaptação profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho futuro. “É fundamental que políticas públicas e regulamentações sejam implementadas para gerenciar o impacto da IA na economia e na sociedade”, afirma.

Já para o professor em Tecnologia da Informação, Thiago Sales, existe setores que serão mais afetados pela automatização. “A inteligência artificial tem revolucionado diversos setores, especialmente aqueles com tarefas repetitivas e rotineiras. Setores como manufatura, serviços financeiros e recursos humanos estão na vanguarda dessa transformação, onde a IA permite uma operação mais ágil e menos suscetível a erros humanos. Os benefícios da automatização são inegáveis. A implementação de IA nos processos de trabalho não só aumenta a produtividade, mas também melhora a qualidade do serviço oferecido. A capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados com precisão é uma vantagem competitiva que não podemos ignorar”, destacou.

Salles salienta ainda que apesar dos benefícios, a transição para sistemas automatizados pode ser desafiadora. As empresas enfrentam obstáculos como a resistência à mudança por parte dos funcionários, o alto custo inicial de implementação e a necessidade de requalificação da mão de obra. É fundamental que haja um plano estratégico bem definido para superar esses desafios e maximizar os benefícios da inteligência artificial.

Sobre esse tema, a professora do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba, Thaís Gaudêncio, que pesquisa inteligência artificial, acredita que, assim como aconteceu no processo da revolução industrial, a IA impactará de forma mais direta os empregos que só requer a execução de tarefas repetitivas e automatizáveis, mas demandará também por profissionais especializados na área, fazendo com que sejam criados novos empregos e novas habilidades. “Por exemplo, em muitas profissões, com o grande aumento do volume de dados disponíveis, poderemos tomar decisões mais facilmente utilizando essa fonte de informações como suporte. Dessa forma, muitos trabalhadores precisarão se adaptar e adquirir novas habilidades na área de IA, precisando, inclusive, compreender seus desafios éticos e regulatórios”, disse.

Assim também pensa o professor de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, Valdenio Meneses, afirma categoricamente: “A IA imita e monta bem, mas ela não cria. Ilustração: Bruno Chiossi Quem cria é a gente”. Ele contou que em suas aulas de Escrita Acadêmica tem usado o ChatGPT como gerador de texto para levar os alunos a uma reflexão crítica sobre a escrita. “É como um espelho. Os textos gerados pela inteligência artificial refletem a forma que escrevemos nas ciências humanas”, afirmou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de JP abre 120 vagas para empreendedores interessados no programa de crédito ‘Eu Posso’

A Prefeitura de João Pessoa lançou o Edital 011/24 do programa de microcrédito social ‘Eu…

18 de setembro de 2024

Inmet emite alertas para vendaval e baixa umidade em 104 municípios da Paraíba

Nesta quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para municípios da…

18 de setembro de 2024

Taxista é morto a tiros enquanto trabalhava em Rio Tinto, Litoral Norte da PB

Um taxista identificado como Edilson Luiz dos Santos, de 51 anos, foi morto na manhã…

18 de setembro de 2024

Reincidente, criminoso que ostentava arma e drogas nas redes sociais é preso novamente

Um criminoso visto nas redes sociais ostentando armas de fogo e drogas, foi novamente preso…

18 de setembro de 2024

João Azevêdo destaca importância de pesquisas eleiorais, mas frisa sobre pleito de outubro: “Ninguém pode relaxar”

Na manhã desta quarta-feira (18), o governador João Azevêdo (PSB) comentou sobre a importância das…

18 de setembro de 2024

Pescador morre afogado após passar mal na praia do Bessa

Um pescador de aproximadamente 48 anos morreu afogado na manhã desta quarta-feira (18), na praia…

18 de setembro de 2024