Especialistas dão dicas de como atender às expectativas dos consumidores

PUBLICIDADE

Ao passo que a tecnologia avança e o consumidor se moderniza, atender suas expectativas fica ainda mais difícil para as empresas. Isso porque muitas vezes entender o que o cliente precisa e espera de um produto ou serviço não é uma comunicação clara: é necessário investir em uma série de estratégias para entender seus anseios — e nem sempre conseguir compreendê-los em sua totalidade e, por consequência, atendê-los. Toda essa discussão acaba, indiscutivelmente, esbarrando na avaliação da experiência do cliente. Para falar mais sobre como é possível atender as demandas dos consumidores, foi ouvido a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae-PB, Ivani Costa e o especialista em mercado Júlio Paulillo.

Ivani Costa, aponta que o empresário deve analisar o comportamento dos consumidores antes de planejar investimentos e realizar negócios. Segundo ela, os clientes ou usuários de serviços escolhem empresas proativas, que oferecem soluções práticas e transparentes ao público. “Um exemplo disso são os produtos de higiene e beleza, que precisarão comprovar sua eficácia e eficiência, uma vez que os clientes estão optando por compras inteligentes. Além disso, os consumidores migrarão para marcas que seguem valores iguais aos seus e que buscam atender suas necessidades específicas”, disse a gerente do Sebrae, ao destacar ainda três novos perfis de consumidores avaliados pelo mercado: antecipadores, “novos românticos” e condutores.

O primeiro grupo é referente ao consumidor cauteloso, que demanda ações otimizadas por priorizarem estabilidade e segurança. De acordo com a especialista, os empresários do varejo podem conquistar o consumidor em detalhes como a forma de reabastecimento na própria loja, frequência maior de lançamentos e descontos e recompensas. A oportunidade é para reformulação das lojas, especialmente do mix de produtos, nos estabelecimentos de conveniência e minimercados. As soluções em sustentabilidade e bem-estar devem conquistar os “novos românticos”, que são aqueles consumidores que tiveram sua rotina modificada durante a pandemia de Covid-19.

Já Júlio Paulillo, aponta que todas as empresas se preocupam com o quanto estão vendendo, não é mesmo? Mas, nem sempre, todas se lembram de considerar com a mesma atenção um ponto decisivo para alcançar bons resultados: atender às necessidades e expectativas dos clientes. “Como identificar as necessidades dos clientes? Apontamos algumas umas dicas de ouro para não errar”, disse ao destacá-las!

• Fique atento às dúvidas, chamados e reclamações dos clientes nos canais de atendimento e nas redes sociais;
• Observe os clientes usando suas soluções e descubra o que pode estar faltando;
• Estude produtos ou serviços semelhantes aos seus e veja se tem algo que seus clientes poderiam desejar;
• Verifique que outros produtos ou serviços seus clientes usam complementarmente aos seus e descubra como atender a essas necessidades;
• Faça pesquisas com seus clientes, tanto online como perguntando diretamente para eles.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024