A Paraíba o tempo todo  |

Estatal declara comercialidade de três campos do pré-sal

 A Petrobras declarou hoje a viabilidade comercial dos campos de Franco, que passa a se chamar Búzios, do sul de Tupi, denominado agora Sul de Lula, e do campo Carioca, rebatizado Lapa.

Os três campos estão localizados no pré-sal da bacia de Santos, sendo que Búzios e Sul de Lula fazem parte da cessão onerosa, um conjunto de seis blocos mais uma área contingente que foram cedidos pela União em troca de ações da estatal.

A declaração de comercialidade era condição para iniciar a revisão do contrato da cessão onerosa, que poderá significar mais custos para a empresa pelo aumento da cotação do dólar e do petróleo em relação à 2010.

A Petrobras confirmou que Franco, agora Búzios, tem os 3,058 bilhões de boe (barris de óleo equivalente, a soma de petróleo e gás) como o previsto em contrato.
O óleo é de boa qualidade, registrando entre 26 e 28 graus API, uma medida internacional que quanto mais perto de 50 melhor é a qualidade.

O campo de Búzios está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro em profundidade entre 1.600 e 2.100 metros. Até 2020, estão previstos cinco sistemas de produção (plataformas, navios de apoio) para o campo, sendo o primeiro programado para o terceiro trimestre de 2016.

A empresa também confirmou que o campo Sul de Lula possui os 128 milhões de barris de boe estipulados em contrato. O óleo é de 27 graus API e fica a 300 quilômetros da costa do Rio. A previsão é de que o primeiro óleo do sul de Lula seja extraído no primeiro trimestre de 2017, segundo o plano de negócios da companhia até 2017. A estatal está revisando o plano para o período 2014-2018, que poderá alterar essa data.

Carioca

Fora da cessão onerosa, Carioca, no bloco BM-S-9, agora Lapa, foi adquirido pela Petrobras em leilão da ANP (Agência Nacional do Petróleo) com os parceiros de consórcio BG (30%) e Repsol Sinopec (25%).

O volume recuperável do reservatório é de 459 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). Lapa fica a 270 quilômetros da costa do Estado de São Paulo.

Em 2011, o consórcio já havia declarado a comercialidade do campo de Sapinhoá (área de Guará) também localizado no BM-S-9. Sapinhoá atualmente produz, por meio do navio FPSO Cidade de São Paulo, cerca de 30.000 barris de óleo por dia, através de um único poço produtor interligado. Os demais poços estarão sendo interligados no início de 2014.

Segundo o plano de negócios da Petrobras 2013-2017, Lapa começará a produzir no terceiro trimestre de 2016.

Diário do Sudoeste

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe