A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

EUA revisam queda do PIB para 5,7% no primeiro trimestre, ante 6,1%

O governo americano revisou para melhor seu cálculo do PIB (Produto Interno Bruto) relativo ao primeiro trimestre deste ano: em vez de uma retração de 6,1%, a nova estimativa aponta para uma queda de 5,7%, principalmente por causa de um aumento no consumo das famílias americanas.

O resultado de hoje ainda não é número final e deve sofrer uma última reavaliação em junho, mas reforça o que alguns indicadores vêm mostrando: a melhora, em caráter ainda bastante inicial, da maior economia do planeta.

Entre os indicadores mais importantes desta semana, economistas destacam a recuperação da confiança do consumidor americano na economia local, o crescimento das encomendas de bens duráveis e a redução na procura pelos benefícios do seguro-desemprego, um dos principais indicadores da saúde do mercado de trabalho americano.

Segundo o órgão americano, o declínio do PIB americano refletiu a queda nas nas exportações –28,7%– e o decréscimo no volume de investimentos privados na economia, em equipamentos e setor imobiliário. Houve também redução nos gastos governamentais: somente no setor de defesa as despesas foram 6,8% menores, ante um crescimento de 3,4% no trimestre final de 2008.

A contribuição positiva para o PIB veio do consumo, principalmente de bens duráveis. O Departamento de Comércio revelou que o consumo das famílias teve um crescimento de 1,5% no primeiro trimestre, em contraste com um decréscimo de 4,3% nos últimos três meses do ano passado.

A crise no setor automobilístico teve menor impacto sobre o PIB na comparação do quarto trimestre de 2008 para o primeiro trimestre de 2009. A comercialização de computadores também ajudou marginalmente o PIB americano, após ter contribuído de forma negativa no último trimestre do ano passado.

 

 

Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe